Viés de confirmação: o que é e como evitar nas suas operações?

O viés de confirmação pode ser útil em muitas situações do dia a dia e até na tomada de algumas decisões importantes. Que tal aprender mais sobre? 🤓

Quando trazemos esse conceito para o campo dos investimentos e operações de trade, todo cuidado é pouco. Isso porque o viés de confirmação é uma grande ameaça ao sucesso das operações do trader ou do investidor.

A aplicação dessa teoria deve ser evitada por quem negocia no mercado financeiro, na bolsa de valores — sob a pena de ter suas operações arruinadas e grandes prejuízos para o seu bolso.

Neste artigo você vai entender tudo sobre o viés de confirmação e como é possível evitá-lo em suas operações. Vamos lá! 👇

O que é a teoria viés de confirmação?

O viés de confirmação é um dos chamados vieses cognitivos ou vieses comportamentais. Sendo que este viés é amplamente estudado dentro das finanças comportamentais.

O viés de confirmação ocorre quando uma pessoa pesquisa e usa informações selecionadas e que corroboram com suas ideias e crenças. Ou seja, o indivíduo parte da premissa que suas ideias e teses sempre estão corretas.

A partir disso, ela utiliza esses dados, ideias, teorias e outras informações para apoiar suas teses.

Basicamente, tudo mais que vai contra o que acredita, ainda que sejam dados e informações que comprovem que está errado, é imediatamente descartado. Não há uma busca por confirmação da realidade, e sim apenas das crenças desse indivíduo.

Por conta disso, o viés de confirmação também é conhecido por muitos como a coleta seletiva de evidências.

Vamos entender suas características para perceber esse comportamento e evitá-lo nas suas operações de trading?

A imagem mostra um homem de barba, com o cabelo curto penteado para o lado, vestindo uma camisa social e terno azul marinho. Ele está em uma mesa de escritório, sentado usando um notebook com uma cara séria e de preocupação em referência ao viés de confirmação no trading.

Principais características do viés de confirmação

O viés de confirmação possui três características, ou tendências, muito comuns na maioria das pessoas que possuem essa tendência comportamental. São elas:

  1. Busca tendenciosa de informações: a pessoa parte do ponto de que suas teses e ideias estão sempre certas e busca informações que ajudem a confirmar seus argumentos. Tudo que vá contra o que acredita é descartado;
  2. Interpretação tendenciosa: o indivíduo interpreta situações, evidências e informações que a “confirmar” seus pontos e opiniões sobre algo.
  3. Memória tendenciosa: o trader busca lembrar informações de forma seletiva. Ou seja, ele tenta recordar apenas as informações e lembranças que ajudam a confirmar suas teses.

Quer obter sucesso nas suas operações? Aprenda sobre a análise técnica e descubra como ela pode ajudar nas suas operações.

Como surgiu o viés de confirmação?

O efeito do viés de confirmação foi descoberto em 1960 pelo psicólogo Peter Wason. Um ponto curioso é que o seu descobridor nomeou o efeito como viés de confirmação, mas outros acadêmicos chegaram a batizá-lo como “Efeito Wason”.

Wason descobriu o efeito a partir de um experimento intitulado “Sobre o fracasso em eliminar hipóteses em tarefas conceituais”.

A partir desse experimento, Wason conseguiu os primeiros registros que comprovaram que a mente humana possui a tendência de interpretar informações de forma seletiva.

Relação entre seus comportamentos e suas operações no mercado financeiro

O comportamento de uma pessoa, seja trader ou investidor de longo prazo, possui uma tendência a se refletir no jeito como opera no mercado financeiro.

É facilmente notável, por exemplo, que os traders e demais operadores na bolsa de valores buscam realizar negociações mais ágeis. Ainda mais nos dias atuais, devido a influência de meios como as redes sociais e a internet, que possibilitam acesso a milhares de informações de forma instantânea — que naturalmente tendem a causar ansiedade e maior rapidez na tomada de decisões para tentar realizar as melhores operações.

O viés de confirmação também tende a refletir no comportamento do trader durante suas operações. O trader que se deixa dominar por esse viés tende a usar figuras gráficas em um candlestick, por exemplo, para confirmar suas teses e nortear suas operações. Algo que pode custar muito, muito caro.

Confira o vídeo que preparamos sobre alguns comportamentos para evitar no seu trade! 😉

Exemplos de vieses de confirmação

Existem alguns exemplos que mostram como o viés de confirmação afeta as decisões e comportamentos do trader na bolsa.

Um dos mais óbvios é quando o trader possui uma teoria para a tendência no preço de um ativo que está negociando. Por exemplo, ele olha inicialmente para uma ação e acredita que ela vai adotar um movimento de alta nos preços. 📈

Através do viés de confirmação, o trader busca identificar figuras gráficas que tendem a confirmar sua crença. Mesmo que ela venha a não acontecer.

Caso o trader perceba que o preço não está subindo, como acreditava, ele pode manifestar mais um exemplo de viés de confirmação. Ele pode usar uma memória tendenciosa onde o preço de outra ação teve uma queda ou lateralização e depois subiu para reafirmar sua tese.

Sendo assim, o viés de confirmação pode facilmente levar um trader a erros sucessivos na bolsa.

👉 Gerenciamento de Risco: saiba o que é e como funciona

Como evitar o viés de confirmação?

Evitar a influência do viés de confirmação em suas operações de day trade não é tarefa das mais fáceis. Mas, é algo perfeitamente possível para o operador que se aplica nessa missão e que está comprometido em ter resultados acima de confirmar suas suposições.

Aqui estão algumas dicas que vão ajudar você a evitar o viés de confirmação durante suas operações de day trade:

  • Tente sempre mudar uma postura de convicção da sua tese ou crença em curiosidade, sempre existirão movimentos inéditos na bolsa;
  • Não fique preso apenas a suas ideias e análises, observe opiniões e dicas de outros players do mercado financeiro;
  • Lembre-se, padrões gráficos e tendências nem sempre são absolutos na bolsa de valores. Não deixe que as memórias tendenciosas afetem sua tomada de decisão.

Tenha um Personal Trader para ajudar nas suas operações

Agora você já sabe o que é o viés de confirmação e também algumas dicas para evitar que ele influencie suas decisões na bolsa. É só colocar em prática o que aprendeu com determinação e colher os resultados.

Mas, e se você pudesse contar com um Personal Trader para ajudar você em suas operações? Um ajudante pessoal que trabalhe com dados, relatórios e dicas em tempo real para nortear suas negociações? E que é imune ao viés de confirmação?

Bom, agora você pode ter! A AIA, Assistente de Inteligência Artificial para investidores da Clear, é a personal trader que todo operador do mercado sonha em ter.

Com ele você terá informações, relatórios precisos e dicas instantâneas para facilitar sua tomada de decisão na bolsa de valores.

Abra sua conta na Clear e aproveite uma Personal Trader 100% gratuita para dar suporte nas suas operações. Em rumo ao sucesso! 🚀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *