Você já ouviu falar no BOVA11? Sabe do que se trata? O BOVA11 é um dos fundos de índice mais negociados na Bolsa de Valores brasileira (B3). É um ativo que costuma ser bastante atrativo para investidores que desejam diversificar seus investimentos.
Ao investir em um ETF como BOVA11, o investidor tem acesso a diversas empresas consolidadas no mercado brasileiro de forma simples e prática.
Assim, o BOVA11 é ótimo para aqueles que querem investir sem se preocupar em escolher as empresas individualmente, tornando o processo ainda mais acessível.
Quer saber mais sobre como investir neste fundo de índice para obter bons rendimentos de forma simples e segura? Continue acompanhando e boa leitura.
O que é BOVA11?
O BOVA11 é um ETF (Exchange Traded Fund), ou seja, um fundo de índice cujo intuito é replicar o desempenho do Índice Ibovespa.
Ou seja, é uma carteira de ativos que utiliza como índice de referência o Ibovespa (IBOV), dispondo dos mesmos ativos que compõem o Índice.
Como é uma carteira de ativos que visa replicar o Ibovespa, o principal índice da B3, é possível que você ouça a respeito do desempenho do índice até mesmo pela mídia não especializada em mercado financeiro.
O ETF BOVA11 é administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil e sua gestão fica a cargo da BlackRock, a maior gestora mundial de ativos.
Lançado no ano de 2008, ele conta com mais de 65 ações listadas, que representam as maiores empresas consolidadas no mercado brasileiro.
Além disso, também é importante saber que a taxa de administração do BOVA11 é de 0,10% ao ano, cobrada pela empresa gestora.
Composição do BOVA11
A composição de empresas BOVA11 se assemelha ao do Índice Ibovespa, abrangendo cerca de 65 empresas. Periodicamente, essa composição é revista, considerando como critérios a relevância de mercado e a liquidez.
Confira a seguir algumas empresas que compõem o BOVA11 atualmente:
- Vale – VALE3;
- Petrobras – PETR4;
- Itaú Unibanco – ITUB4;
- Eletrobras – ELET3;
- Banco do Brasil – BBAS3;
- Banco Bradesco – BBDC4;
- B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) – B3SA3;
- Itausa – ITSA4;
- Ambev – ABEV3;
- Weg – WEGE3;
- Suzano – SUZB3;
- Cemig – CMIG4;
- Klabin – KLBN11;
- Azul – AZUL4;
- Raizen – RAIZ4.
Você pode conferir a lista completa e atualizada das empresas no site da BlackRock.
As empresas que compõem o Índice Ibovespa devem atender alguns critérios definidos pela B3, como:
- Estar entre os ativos que representem 85% em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade (IN) (buffer 90%);
- 95% de presença em pregão;
- 0,1% do volume financeiro no mercado a vista (lote-padrão);
- Não ser penny stock, ou seja, ações com valores abaixo de R$1.
Quanto rende o BOVA11?
A rentabilidade do BOVA11 está diretamente relacionado ao desempenho das ações que compõem sua carteira.
O BOVA11 apresenta rendimento bem semelhante ao Índice Ibovespa, mas não exatamente igual, dado que existem particularidades do ETF em comparação ao índice de referência.
Para investidores que estão começando a investir na Bolsa de Valores, o BOVA11 pode ser uma opção bem interessante, já que oferece rendimentos mais estáveis e menos voláteis em comparação as ações individuais ou aos outros ETFs, como, por exemplo, o SMALL11. 🤑
Como investir em BOVA11 na Clear?
Mas afinal, como investir no BOVA11 na Clear? Fique tranquilo. Confira o passo a passo e veja como é fácil e rápido comprar BOVA11 com a gente:
1. Abra uma conta na Clear
Se você estiver no celular, basta baixar o app da Clear.
Então, caso você ainda não tenha sua conta, ou esteja pagando taxas em suas operações, venha para a Clear!
👉 Clique aqui e abra sua conta na Clear
2. Deposite o dinheiro na conta
Em seguida, é necessário transferir uma determinada quantia para sua conta na corretora de valores, e isso pode ser feito por DOC ou TED.
3. Escolha o BOVA11
Você pode investir através do Home Broker ou do aplicativo da Clear.
Pelo aplicativo, clique no menu superior esquerdo. Em seguida, escolha a opção “Renda Variável” e depois “Básico”.
Digite BOVA11 no campo Código do Ativo e clique no símbolo de “+” para adicioná-lo à sua lista de ativos.
4 .Compre BOVA11
Clique no quadrado de BOVA11 e insira um preço igual ou superior ao primeiro preço de Venda (que estará em vermelho).
Lembre-se, se você quer comprar menos de 10 unidades de ETF BOVA11, é necessário inserir a letra F (de fracionário) após o código. Portanto, caso queira comprar 7 cotas, por exemplo, o código será BOVA11F, e a quantidade, 7 cotas.
Após inserir preço e quantidade, insira sua assinatura eletrônica e clique em “Comprar”.
Caso você deseje vender BOVA11, basta fazer o contrário da operação anterior. Ou seja, colocar um valor igual ou inferior ao que aparece na coluna de Compra (coluna azul).
Afinal, você venderá para alguém que está querendo comprar de você.
Como acompanhar o BOVA11?

Para acompanhar o desempenho do BOVA11, você pode utilizar o App da Clear, que calcula automaticamente os lucros e prejuízos. Basta clicar em “Ver Detalhes” no menu inferior direito da tela inicial para acessar as informações necessárias. 😉
Já no Home broker, basta clicar em “Meus Ativos” e localizar o BOVA11 na lista que está em ordem alfabética.
Quando o BOVA11 paga dividendos?
Segundo a regulamentação dos ETFs, o BOVA11 não paga dividendos diretamente aos seus investidores, mesmo que seja composto por empresas que pagam dividendos.
Os dividendos que seriam recebidos, são reinvestidos pela BlackRock para agregar valor ao BOVA11. Assim, este ETF tem seus dividendos reinvestidos nas cotas investidas.
Qual a diferença entre BOVA 11 e SMALL11?
Embora o BOVA11 e o SMAL11 sejam dois ETFs negociados na B3, existem algumas características que os distinguem e devem ser analisados antes de qualquer investimento.
Enquanto o BOVA11 é composto pelas maiores empresas do mercado brasileiro listadas na B3, o SMAL11 possui em sua composição empresas de menor capitalização de mercado com potencial significativo de crescimento.
Quanto ao segmento das empresas, o BOVA11 pode ter maior concentração em empresas de segmentos específicos (energia, materiais e financeiro). Já o SMALL11 pode apresentar maior diversidade de segmentos em ascensão no mercado (consumo discricionário, bens industriais, serviços públicos, energia, entre outros).
Por fim, no quesito rentabilidade, o BOVA11 pode oferecer ganhos mais consistentes, visto que é composto por empresas já consolidadas no mercado brasileiro, enquanto o SMALL11 oferece a possibilidade de retorno mais expressivos, por apresentar mais empresas em ascensão.
BOVA11: Vale a pena investir?
Investir em BOVA 11 vale a pena para aqueles que buscam diversificação, facilidade e rapidez em Renda Variável sem ter que saber como está a saúde financeira de cada empresa.
Por se tratar de um ETF, os custos de investimento em BOVA11 são bastante reduzidos se comparados a compra direta de ações.
Além da grande liquidez vinda das ações negociadas no fundo, ele também oferece riscos mínimos ao investidor, pois está sob gestão da maior gestora de ativos do mundo.
O BOVA11costuma ser utilizado para investidores e traders como benchmark de referência para acompanhar e avaliar o desempenho de outros fundos de ações.
Ele oferece uma maneira rápido e fácil de começar a investir na Bolsa, mas é preciso ter paciência e atenção assim como qualquer investimento.
Agora que você sabe tudo sobre o BOVA11, aproveite para investir nos principais ETFs disponíveis na B3 e diversificar o seu portfólio de investimentos agora mesmo. 🚀
Quer ainda mais vantagens? Então confira o Combo Trader da Clear, o mais desejado pelos Traders!
