Candle de força na análise gráfica: o que é e como funciona

Saber como o que é e como analisar um candle de força é importante para quem faz das operações de trade a sua profissão. 

Também conhecido como candlestick, esse instrumento ajuda muito na análise gráfica para ativos de renda variável (FIIs, Ações, ETFs) listados na Bolsa. Principalmente na hora da compra e venda dos ativos, visando o lucro por meio da especulação. 

Neste artigo, você vai aprender o que é um candle de força na análise gráfica e como ele funciona na prática. Acompanhe! 👇 

O que é candle? 

Sabe aquelas barrinhas, geralmente em verde e vermelho, que são vistas ao abrir praticamente qualquer app ou plataforma de trading? Pois bem, cada barrinha dessas trata-se de um candle — palavra que ao traduzir significa “vela”.  

Os candles servem para representar, graficamente, a oscilação entre o preço de abertura e fechamento assim como a máxima e mínima de uma ativo dentro de um determinado período de tempo. 

 Ele funciona de forma muito simples. Quando o preço de abertura for menor em relação ao preço de fechamento do candle, ele será positivo (verde). Quando o preço de abertura do candle for maior que o valor de fechamento, ele será negativo (vermelho).  

Quando o gráfico usado pelo trader é representado por candles, temos um candlestick

A imagem mostra um homem de barba sentado de frente para a tela de um computador com a mão no queixo, com tom de pensativo, como se estivesse identificando um candle de força. Ele está usando um óculos preto e camisa social azul com um colete preto por cima.

O que é o candle de força? 

O candle de força é a representação de um grande deslocamento de preços de um ativo de renda variável. Normalmente, eles são identificados como candles extensos e sem a presença de “pavios”, que também são chamados de marubozu. 

Os candles de força são causados pelo movimento natural de forças compradoras e forças vendedoras. Logo, sempre que ocorre uma forte pressão compradora ou vendedora no mercado de um ativo, um candle de força tende a acontecer. 

Características do candle de força 

Agora você já sabe o que é um candle de força e como ele é formado, podemos resumir que suas características são: 

  • Graficamente: apresenta um candle com corpo extenso e sem pavios; 
  • Candles de força verdes indicam movimentos de alta, causados por forças compradoras; 
  • Candles de força vermelhos indicam movimentos de baixa, causados por forças vendedoras; 
  • A disputa constante entre compradores e vendedores no mercado financeiro, que causam as forças compradoras e vendedoras, formam os candles de força. 

Exemplo de um candle de força no gráfico: 

Conheça outros tipos de candle

No mercado financeiro e no dia a dia dos day traders existem outros  tipos de candles além do candle de força. Cada um com sua forma e sua importância em uma análise gráfica, e que por isso, precisam ser conhecidos. Então veja a seguir:  

Doji 

O Doji é uma vela pequena, praticamente sem um corpo expressivo graficamente. Eles representam cenários que indicam um ponto de indecisão ou de equilíbrio no mercado financeiro

Exemplo de Doji: 

O doji é um candle comumente encontrado como componente de outros padrões de candlestick, por exemplo: Estrela da Manhã e Estrela da Tarde

  • A Estrela da Manhã, sugere que houve uma reversão de baixa para alta. Esse Doji ocorre depois de uma queda nos preços e também é formado por três candles: o primeiro de baixa, o segundo o Doji e o terceiro é um candle de alta
  • Já a Estrela da Tarde, indica uma reversão de tendência de alta para baixa no mercado. Ele ocorre após uma série contínua de altas e é formado por três candles: o primeiro é de alta, o segundo é o Doji tradicional e o terceiro é um candle de queda

De acordo com cada característica do candle Doji, ele pode apresentar configurações variáveis com nomes distintos. Listamos dois deles a seguir. 

Doji Libélula

O Doji Libélula ocorre quando os preços de abertura e fechamento coincidem também com a máxima do dia, formando uma figura em formato de T. 

Doji Lápide  

Já o Doji Lápide, ocorre quando os preços de abertura e fechamento coincidem também com a mínima do dia. 

Candle Martelo 

O candle martelo é uma representação gráfica capaz de indicar um movimento de reversão de preços no mercado. 

Normalmente, esse candle é encontrado no fundo de uma tendência de baixa, tem um corpo pequeno e uma sombra inferior longa. Essa sombra, por sua vez, é no mínimo 2 vezes maior que o corpo. 

👉 O candle martelo mostra que aconteceu uma pressão vendedora no mercado que levou o preço do ativo para baixo. Mas, não foi forte o suficiente para sustentar essa tendência, o que causa um pavio no gráfico. 

A partir desse ponto, o preço retorna para cima e encerra o fechamento com pouca distância da sua abertura. E essa é a razão pela qual o corpo deste candle é pequeno.  

Exemplo de Candle Martelo: 

Estrela cadente

A estrela cadente é o candle que mostra o oposto do candle martelo. Ele mostra que a pressão compradora está perdendo a sua força nas transações de um ativo. 

Quando ele aparece na região de topo em um gráfico, depois de vários candles com movimentos de alta, traders precisam entrar em alerta. ⚠️ Isso porque a probabilidade da tendência de alta estar próxima de acabar é grande. 

Exemplo de Estrela cadente: 

Harami 

O Harami, também conhecido como Mulher Grávida, é uma figura formada por dois candles. Um deles tem corpo pequeno e está contido pelo candle anterior, que possui um corpo bem maior no gráfico. 

O termo harami se deve ao formato dos dois candles consecutivos: o primeiro, o candle longo, seria a mãe, e o segundo candle representa a criança dentro do ventre da mãe. 

Entenda mais detalhes do harami: 

Harami de Fundo (Bullish Harami) 

É formado por dois candles consecutivos e deve sempre aparecer depois de uma tendência de baixa.  

O primeiro candle apresenta corpo longo negativo indicando força vendedora e o segundo candle é pequeno positivo de alta com pouca sobra e, preferencialmente, com sobras dentro do corpo do candle anterior. É importante que o segundo candle tenha um corpo bem menor do que o primeiro. 

Exemplo: 

Harami de topo (Bearish Harami) 

É formado por dois candles consecutivos e deve sempre aparecer depois de uma tendência de alta.  

O primeiro candle apresenta corpo longo positivo indicando força compradora e o segundo candle é pequeno negativo de baixa com pouca sobra e, preferencialmente, com sobras dentro do corpo do candle anterior. É importante que o segundo candle tenha um corpo bem menor do que o primeiro. 

Exemplo: 

Engolfo 

O engolfo é um padrão gráfico caracterizado por dois candles de cores diferentes. Sendo o primeiro candle menor que o corpo do segundo. 

Esse tipo de candle pode ser tanto de baixa como de alta. Tudo depende de onde a formação vai aparecer, e também da cor do segundo candle. 

Engolfo de Alta

É formado por dois candles consecutivos depois de uma tendência de baixa indicando possível reversão de alta. As características do corpo deste candle são:  

  • O primeiro candle possui um pequeno corpo negativo (de baixa), enquanto o segundo possui um corpo bem maior positivo (de alta).  
  • A abertura do segundo candle deve estar baixo do preço de fechamento do primeiro candle, e o fechamento do segundo candle deve estar acima do preço de abertura do primeiro candle, assim o segundo candle engolfa o primeiro em movimento oposto. 

Engolfo de baixa 

É formado por dois candles consecutivos depois de uma tendência de alta indicando possível reversão de baixa. As características do corpo deste candle são: 

  • O primeiro candle possui um pequeno corpo positivo (de alta), enquanto o segundo possui um corpo bem maior negativo (de baixa).  
  • A abertura do segundo candle deve estar acima do preço de fechamento do primeiro candle, e o fechamento do segundo candle deve estar abaixo do preço de abertura do primeiro candle, assim o segundo candle engolfa o primeiro em movimento oposto.

📘 Leia também: Engolfo de baixa: tudo sobre esse padrão de reversão 

A importância de entender os candles 

Entender bem os tipos de candles, sua causa e o que eles indicam é muito importante para qualquer day trader.  

Os candles ajudam muito os operadores que lidam tanto com a análise gráfica, quanto com a análise técnica. Assim, facilitam a tomada de decisões e aumentam as chances de operações mais assertivas.💰 

Na Clear você conta com corretagem zero nos melhores produtos do mercado. Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis.

Como identificar um candle de força no day trade? 

Para identificar um candle de força a pessoa trader pode escolher um intervalo pequeno de tempo para a exibição do candlestick. Desse modo, é possível configurar para que o candlestick mostre os padrões para o intervalo de um dia

Com isso, basta que o trader identifique os padrões que formam um candle de força, além de se atentar para outros tipos de candles que também são formados, como mostramos neste conteúdo. 

https://www.youtube.com/watch?v=MxHI13SI50U

Conclusão 

Como você viu, o candle de força é a representação gráfica de um grande deslocamento nos preços de um ativo, causados devido ao aumento da pressão de forças vendedoras e compradoras. 

Logo, a interpretação desse indicador na análise gráfica traz muitas vantagens, auxiliando nas operações e otimizando os seus ganhos. 

Nesse sentido, também é possível contar com a tecnologia, por meio da AIA (Assistente de Inteligência Artificial) da Clear, que oferece dicas para melhorar seu desempenho e ajuda a identificar potenciais comportamentos nocivos durante o trading. 

Bora pra cima! 🚀 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *