O que é um candle martelo? Conheça o martelo invertido

O que é um candle martelo? Conheça o martelo invertido

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

03/12/2020 • Atualizado: 28/04/2022

3 minutos

Compartilhar:

Conheça o candle martelo e saiba como interpretá-lo na análise técnica.

Antes de qualquer coisa, no mercado financeiro temos dois tipos de análise. A análise fundamentalista, que é aquela que visa mais o longo prazo e os dados econômicos da empresa e do setor ao qual está inserida. E temos a análise técnica, que é o estudo do comportamento do preço ao longo do tempo. É o estudo do comportamento do investidor à medida que os ativos oscilam seus preços. Esse tipo de análise visa o curto e médio prazo.

Dentro dessa última escola de análise, existem padrões de candles que nada mais são do que movimentos que observados em repetição costumam gerar o mesmo resultado. Ou seja, quando acontece “A” geralmente o resultado é “B”. Não é uma ciência exata, mas sim um estudo probabilístico que visa antecipar movimentos de preço com o intuito de auferir ganhos no mercado de renda variável.

Candle Martelo

Aí é que entra o martelo. Eles são padrões de candles que sugerem uma reversão de tendência seja ela de alta para baixa, seja ela de baixa para alta.

No caso do martelo, ele geralmente ocorre após uma tendência clara de baixa e o aparecimento dele sugere o final dessa tendência. Ou seja, quando ele aparece devemos nos atentar para um movimento de alta logo em sequência.  Existem dois tipos de martelo: o martelo com candle de alta e com candle de baixa, que veremos adiante.

Ah, você também pode conhece-lo por hammer, que é martelo em inglês!

Vale salientar que o nome martelo se dá pelo formato do candle, que possui uma “sombra” ou “pavio” para baixo que seria a haste do martelo e uma parte larga em cima que seria a parte metálica do martelo.

Como regra fundamental, devemos ter em mente que o martelo precisa ter a haste pelo menos 2 vezes maior do que a parte metálica. Além disso, quanto maior for a haste, mais forte deve ser a reversão de tendência.

Por fim, o martelo quando ocorre em um candle de alta sugere uma reversão mais forte do que quando o martelo ocorre em um candle que fecha abaixo da abertura.

Interpretação do martelo

Candle abre em determinado preço, é negociado a favor da tendência anterior e renova a mínima deixando uma sombra abaixo da sua abertura. Porém, antes do fechamento do candle o lado comprador ganha força e no final daquele período a pressão compradora se sobressai em relação a vendedora que vinha mais forte anteriormente. Ou seja, os COMPRADORES mostram mais força e acabaram “vencendo” essa disputa! Por isso um candle de reversão de baixa para alta.

Vale lembrar que esse é apenas um dos diversos indicadores e padrões que devem ser observados antes de se fazer uma operação! 

Na Clear você conta com corretagem zero nos melhores produtos do mercado. Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis.

Dica bônus!

Uma boa estratégia operacional pode ser a compra no candle seguinte no momento em que a máxima do martelo é rompida. Muito provavelmente o preço chegará até a projeção acima de mesmo tamanho do martelo, que pode ser a sua realização parcial. O stop fica logo abaixo da mínima do martelo e o alvo final de ganho pode ser 2 vezes o tamanho do martelo!