ETF de criptomoedas: como investir?

A foto mostra um homem em frente a um fundo branco, olhando para um celular que está em sua mão.

Se você chegou até aqui enquanto procurava saber o que é ETF de criptomoedas, é provável que já tenha percebido a popularidade que as moedas digitais ganharam na última década, né? 

De fato, a transformação digital e o crescimento da presença tecnológica na sociedade têm impulsionado o número de transações financeiras no ambiente virtual. E isso é visto, ainda, no mercado de investimentos, afinal, muito tem se falado em ETF de cripto na Bolsa de Valores nacional, a B3

Pensando nisso, preparamos este conteúdo pra te ajudar a entender o que é ETF de criptomoedas, o que esse conceito tem a ver com o termo HASH11, e te contamos como é possível investir em criptomoedas. Fique por dentro! 👇

O que é um ETF? 

De forma simplificada, ETFs são uma espécie de fundos de investimento que, geralmente, têm a rentabilidade relacionada a um determinado índice de referência, mas sem a figura de uma pessoa gestora.  

Ou seja, uma carteira de ativos integrada por ETFs é composta de maneira passiva, tornando-se o mais parecida possível com o benchmark. 

Quer um exemplo? 

Digamos que o ETF tenha o Ibovespa como referência. Com isso, a pessoa gestora pode comprar ações que fazem parte do índice por meio de recursos de cotistas (na mesma proporção). Ainda que se depare com alternativas mais atrativas no ato do investimento, o índice deverá ser seguido. 

Diferente de outros fundos de investimento e, igualmente como as ações, os ETFs são negociados na B3. Isso significa que quem investe pode comprá-los diretamente através do Home Broker da corretora de valores ou do app. 

E é claro que com a Clear você não fica de fora! Com o Clear PRO você pode comprar ETFs de maneira fácil, prática e intuitiva. Muito bom, não é mesmo? Para te ajudar, separamos algumas dicas PRO to PRO para acabar com suas dúvidas! Basta seguir os passos e começar a diversificar sua carteira com os ETFs. 🚀 

Tipos de criptomoedas 

Geralmente, os ETFs de criptomoedas estão relacionados aos modelos de moedas digitais, e, para além dos formatos mais comuns, existem diversos tipos de criptomoedas, como: 

  • Peercoin: é uma moeda digital híbrida que usa o sistema proof-of-work e proof-of-stake, dispensando a necessidade de intermediação, ou seja, permite que o pagamento funcione no modelo peer to peer (pessoa para pessoa); 
  • Namecoin: foi desenvolvida com a finalidade de criar um serviço Domain Name Server (DNS), e foi uma das primeiras altcoins a se destacar no mercado financeiro; 
  • Nano: resumidamente, essa criptomoeda foi criada para solucionar problemas do Bitcoin, como a latência e a falta de eficiência energética; 
  • Gridcoin: esse formato de criptomoeda utiliza um sistema de prova de pesquisa no qual usuários levam prêmios equivalentes a moedas digitais; 
  • Dogecoin: inspirada em um meme da web, essa criptomoeda é uma das mais famosas da internet; 
  • CloakCoin: basicamente, é um sistema de código aberto no qual podem ser realizados pagamentos. 

Hash11: O primeiro ETF de criptomoedas na B3

A foto mostra a parte de cima do corpo de um homem, que está sentado, e tem um celular nas mãos, para o qual olha, em referência às pesquisas sobre etf de criptomoedas
O HASH11 foi o primeiro ETF de criptomoedas a ingressar na B3.

Atualmente, há uma infinidade de opções de ETFs, incluindo os ETFs de criptomoedas, que podem ser negociados pelas Bolsas mundo afora. Em países como os EUA, por exemplo, onde a economia é mais madura, esse mercado é muito bem desenvolvido. 

No Brasil, esse tipo de investimento também tem ganhado bastante espaço no decorrer dos anos –cenário que tem aberto margem para taxas cada vez mais justas. Assim, vale a pena mencionar a história do HASH11, o primeiro ETF de criptomoedas a integrar a Bolsa de Valores em nosso país. 

Hash11: como surgiu? 

O dia 26 de abril de 2021 foi marcado pela estreia do ETF de criptomoedas na Bolsa de Valores nacional. Para ter uma ideia, a sua Oferta Pública Nacional (IPO) levantou cerca de R$600 milhões.  

Diante de tamanho sucesso, não demorou muito para que o ativo entrasse para a lista de investimentos mais procurados. 

Com a crescente demanda por esse nicho do mercado, somada à segurança de negociar ETFs, o HASH11 passou a ocupar o quinto lugar na B3 em apenas dois meses após seu lançamento, ficando atrás apenas de opções mais populares como XINA11, IVVB11, SMALL11 e BOVA11

Hash11 vale a pena? 

Relembrando: o HASH11 pode ser negociado na Bolsa por meio dos padrões usados na maioria dos ativos que integram o mercado financeiro. Isso significa que uma pessoa investidora pode obter rendimentos a partir de transações de compra e venda por um preço determinado. 

Sem dúvidas, a máxima tradicional do setor permanece: não há garantia de ganhos futuros com a rentabilidade passada. Portanto, é preciso ter em mente que, o preço da ação HASH11 pode entrar em um cenário de queda e, assim como outros investimentos de renda variável, gerar risco. 

Mas ainda vale destacar os motivos pelos quais o investimento em ações HASH11 pode ser uma boa ideia. 

Segurança do HASH11 

Ao investir em HASH11, você pode contar com a regulação Anbima, da CVM e de outros órgãos regulamentadores que garantem segurança ao mercado de ações. Assim, você evita o risco de cair em pirâmides e golpes financeiros, por exemplo. 

Diversificação 

Uma das estratégias mais eficientes, especialmente para quem procura investimentos de longo prazo e deseja construir o patrimônio, é a diversificação da carteira. Assim, ao optar por um ETF de criptomoedas, como o HASH11, a pessoa investidora verá que o resultado acompanha as criptomoedas do índice. 

Tributação do HASH11 

Uma grande vantagem de investir em ETF de criptomoedas está no fato de que o procedimento é realizado por meio de corretoras de valores, cujos dados para declaração dos ganhos chegam da mesma maneira que os investimentos em ações. Ou seja, de forma simples e intuitiva. 

Facilidade de investir em HASH11 

Por fim, um dos benefícios de investir em ações HASH11 é a facilidade proporcionada, já que existem plataformas que podem ser baixadas em seu smartphone, permitindo que você gerencie suas operações no mercado financeiro sem sair de casa, além de contar com todo suporte que precisar. 

ETF de criptomoedas na Clear 

Sabia que é possível investir em criptomoedas por meio do Home Broker da Clear? O Clear PRO é rápido e possui uma interface intuitiva. Se quiser conhecer mais sobre o nosso Home Broker, o Matheus Nassar conta tudo o que você precisa saber nesse vídeo: 

E agora que você já tem uma noção mais ampla sobre o que é HASH11, entenda como a compra de uma ação HASH11 pode ser feita utilizando nossa plataforma. 

Passo 1: Abra sua conta na Clear 

Para investir em HASH11, primeiramente você precisará escolher uma corretora de valores na qual deverá abrir uma conta e, com o aplicativo da Clear, você pode fazer isso de maneira gratuita e online. 

Na Clear você conta com corretagem e taxa de custódia zero. Abra sua conta, e dê o primeiro passo para conquistar sua liberdade financeira.  

Passo 2: Acesse o Home Broker 

Feito o primeiro passo, você deve acessar o Home Broker e escolher o HASH11 para compra. Utilize o campo de busca e digite o código correspondente para localizá-lo de maneira mais rápida. 

Passo 3: Defina a quantidade de ativos 

Partindo do princípio de que você já tomou a decisão de que esse é o melhor ETF de criptomoedas para investir, analise aspectos como preço de compra e venda, variação percentual, mínima, média, máxima, abertura e fechamento. Depois, basta definir a quantidade de papéis que você deseja comprar. 

Passo 4: Preencha a boleta 

Na plataforma, você verá a opção “livro de ofertas” e poderá conferir os valores pelos quais os ativos estão sendo negociados. Após determinar o valor para compra ou venda do ativo, você deve preencher a boleta de ordem com o preço e quantidade estipulados para a operação, além do código da ação. Clique em Enviar digitando a sua assinatura eletrônica. 

Passo 5. Finalize sua operação 

A sua operação será finalizada assim que houver uma pessoa vendedora ou compradora. Como a demanda por ETF de criptomoedas é alta, a ordem costuma ser executada imediatamente. 

Nas ordens a mercado a execução ocorre imediatamente após o envio pelo preço da(s) melhor(es) oferta(s) já colocada(s) pela contraparte. 

Nosso Home Broker é gratuito –você não paga nem a taxa de corretagem nem a taxa de custódia. Então, tá esperando o quê pra começar a investir com a gente? 

Abra sua conta na Clear e aproveite as vantagens nos melhores produtos do mercado.

Clique e abra sua conta na Clear