Criptomoeda Bitcoin: o que é e como funciona?

Bitcoin: o que você sabe sobre essa criptomoeda e sua modalidade de negociação? 

As estratégias de negociação utilizadas na renda variável podem ser replicadas no mercado de criptomoedas, como day trade, swing trade, position e, uma bem conhecida pelos entusiastas da tecnologia, o famoso buy and hold

Mas antes de utilizar qualquer uma delas, é preciso entender o que é bitcoin, como funciona o mercado de criptomoedas e quais os riscos que investir nessa criptomoeda pode oferecer à sua carteira. 

Como é um ativo digital que tem despertado muito interesse das pessoas, a Clear Corretora separou as informações mais importantes sobre essa criptomoeda. Acompanhe! 😉 

O que é bitcoin e para que serve? 

Bitcoin é uma moeda digital, ou uma criptomoeda. Com ela, é possível comprar e vender pela internet: diferente de outras moedas, como o dólar, euro ou o próprio real, o bitcoin só existe e pode ser utilizado virtualmente ou em lojas físicas que aceitam a criptomoeda como pagamento. 

O bitcoin foi a primeira criptomoeda a circular no ambiente digital. Ele surgiu em 2009, em plena crise econômica e, desde então, foi transacionado sem nenhuma interrupção. 

O criador da criptomoeda bitcoin atende pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto. Quando anunciado, o ativo foi desacreditado por muitos, já que esta não foi a primeira tentativa de conceber uma moeda digital. 💰 

Porém, ela tem uma característica muito importante que ajudou para seu sucesso: o bitcoin é uma moeda descentralizada. Ou seja: não tem regulamentação de nenhum governo, empresa ou banco. Com isso, é possível comprar e vender bitcoins sem intermediários. 

O que são criptomoedas? 

Criptomoedas (ou moedas virtuais) são um meio de pagamento digital, através do qual é possível realizar transações de compra e venda on-line, como dissemos acima. 

O bitcoin, que é feito com base em uma rede blockchain criada pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto, foi a primeira criptomoeda a entrar em circulação no mundo digital.  

Como você já deve imaginar, ela não é a única, mas foi o big bang desse novo mercado, pois deu início à ideia de moedas digitais descentralizadas no ano de seu anúncio, lá em 2009.  

A noção do dinheiro eletrônico, porém, não é tão nova. Em 1980, por exemplo, o criptógrafo David Chaum escreveu um artigo intitulado “Blind signatures for unraceable payments”, que  inspirou diversos outros criptógrafos na tentativa de criação de uma criptomoeda 

O bitcoin significa a digitalização do dinheiro, do cash, e com ele é possível enviar dinheiro entre duas pessoas diretamente sem depender de nenhum intermediário centralizado em uma rede global, transparente, aberta e sem fronteiras, assim como a própria internet.🌐 

Mas como o bitcoin vira dinheiro “de verdade”? Bem, algumas alternativas são realizar a transferência para alguma conta bancária ou para o seu cartão de crédito, e ele pode ser convertido em diversos tipos de moeda. 

E o que são Altcoins? 

Altcoin é o nome dado às criptomoedas do mercado alternativas ao bitcoin. 

Inspiradas pela invenção do próprio bitcoin, surgiram inúmeras outras criptomoedas nos últimos anos. Hoje, há literalmente milhares de moedas digitais dos mais diversos tipos. 

Algumas são cópias quase idênticas à original, alterando apenas algumas características simples; outras são plataformas muito mais complexas e ambiciosas —como é o caso do Ethereum— que prometem muito mais do que apenas um dinheiro eletrônico. 

E, assim como o precursor bitcoin, grande parte delas é negociada na internet, em plataformas de trading organizadas e especializadas, formando assim um novo mercado em crescente efervescência: o mercado das criptomoedas. 💸 

Como funciona o bitcoin? 

O bitcoin é baseado em um sistema de criptografia, que garante o funcionamento das transações, que acontecem de maneira anônima. Ele não passa por nenhuma regulamentação —seja de governos, empresas ou instituições financeiras, pois é negociado em uma rede própria: o blockchain —um grande banco de dados, onde as transações ocorrem.   

Já no processo de mineração de bitcoin, computadores conectados à rede trabalham para resolver problemas e, quando resolvidos, “recebem” um bloco de bitcoins. É assim que surge essa criptomoeda. 

Segundo o protocolo do Bitcoin, existe um número finito e imutável de bitcoins a serem produzidos: 21 milhões de unidades até o ano de 2140. 

Tem curiosidade sobre como comprar bitcoin? Abaixo a gente explica! 👇 

Como comprar bitcoin? 

Há três formas de comprar bitcoins e demais criptomoedas:  

  1. Aceitando bitcoins como pagamento no seu negócio. 
  1. Comprando de alguém que tenha bitcoins. 
  1. Minerando bitcoins em uma corretora de criptomoedas.  

A maneira mais simples e rápida de comprar seus bitcoins é através de uma corretora. 😉 

Assim, para negociar bitcoin, você deve possuir uma conta em uma corretora de criptomoedas, que são similares a uma casa de câmbio convencional, onde é possível trocar reais por dólares ou euros, mas, nesse caso, você faria a troca de reais por bitcoin. 

ETFs de criptomoedas: O que são?  

Antes de falarmos sobre o que são ETFs de criptomoedas, você precisa entender o que são ETFs. 🤚  

A resposta é simples: ETF, ou Exchange Traded Fund, nada mais é do que um fundo de investimento que leva como base um índice específico, como Ibovespa.  

Ou seja, se trata de um “pacote” de ativos selecionados pelo gestor do fundo, buscando aqueles que se aproximem do índice definido. Desse modo, você pode adquirir uma parcela do ETF que melhor se adeque a sua vibe, tendo assim uma carteira que seguirá os mesmos direcionamentos.  

Essa aquisição pode ser realizada nas Bolsas de Valores, incluindo a B3 (Bolsa de Valores do Brasil). É fácil, entenda como comprar ETFs com a Clear sem enrolação no vídeo abaixo:  

Dentre as diversas opções, algumas das que mais se destacam são os ETFs de criptomoedas: um fundo de investimento com base no índice das moedas digitais, como o bitcoin.  

👉 Você consegue investir em criptomoedas de maneira mais simples e diversificada através de ETFs como HASH11, um dos principais fundos de investimento de moedas digitais disponíveis na B3.  

Essa diversificação possui inúmeros benefícios, principalmente se você está descobrindo este novo mundo agora. Tendo em vista que, atualmente, circulam no mercado mais de 10 mil criptos, começar com um grupo estabelecido com base em um índice pode ser o caminho ideal.  

Achou interessante? Se aprofunde ainda mais no universo dos ETFs com este conteúdo completo que separamos para você: 

👉  ETF de criptomoedas: como investir? | Master Clear 

Bitcoin: por que as pessoas estão buscando por ele? 

A foto mostra um homem, sob um fundo laranja, segurando uma moeda de bitcoin, mostrando-a para a câmera que está à sua frente.
Os ETFs de criptomoeda, como Bitcoin, são um ótimo caminho para facilitar e aumentar a diversificação de investimentos da sua carteira.  

A busca por bitcoins está em alta. A criptomoeda tem algumas características que podem ser vistas positivamente. Olha só: 

Bitcoin como o “Ouro Digital” 

Alguns analistas chamam esse ativo de “ouro digital”: ativo que replica as características do próprio ouro por não ser emitido por nenhum governo, de fácil transporte e verificável (a propósito, investir em ouro na bolsa pode ser uma boa opção para você ficar de olho). 

Diversificação para a carteira 

O bitcoin pode ser considerado um ativo de diversificação contra tensões globais, justamente por ser “independente”. 

Mas já que estamos falando sobre como comprar bitcoin, é preciso ter em mente que sua cotação pode não sofrer menos alterações em caso de crises e tensões globais. O cenário citado acima é apenas um dentre muitos. 

Mercado 24 horas de criptomoedas 

Essa criptomoeda faz parte de um mercado que funciona 24/7. Qualquer negociação ou transferência pode ser feita em qualquer momento com facilidade e rapidez, seja por meio de uma plataforma web ou de um aplicativo

O bitcoin é um ativo deflacionário 

O bitcoin é um ativo deflacionário: só existirão 21 milhões de unidades de bitcoin no mundo. 

Critpomoeda acessível! 

A moeda digital pode ser transacionada até a sua 8ª casa decima chamado de Satoshi. Assim, o investidor ou trader consegue escolher com mais opções a quantidade que irá negociar. 

Riscos de bitcoin: o que saber antes de investir 

Todo tipo de investimento apresenta riscos. Investir em bitcoin não é diferente. Por isso, antes de escolher investir nessa moeda, é preciso saber o seu perfil de risco, ou seja, qual sua tolerância ao risco e quais são eles. 

Podemos separar 3 grupos de riscos dos ativos digitais/criptomoedas: 

  1. Risco de Sistema 
  1. Risco de Usabilidade 
  1. Risco de Mercado 

Vamos ver cada um deles com mais detalhes:  

Riscos de sistema 

O risco de sistema está relacionado à tecnologia necessária para o sistema de criptomoedas funcionar. Aqui, estamos falando do que está por trás dos bitcoins. 

Isso se refere a bugs ou vulnerabilidades que possam ameaçar o funcionamento do sistema de bitcoins, ameaçando sua confiança. Esses problemas podem interferir diretamente no preço das criptomoedas. Além disso, podem resultar em perdas do ativo também. 

Portanto, o sistema é a base do mercado de bitcoins. Se a tecnologia dele for ameaçada, todo o mercado do ativo é impactado. 

Riscos de usabilidade 

Entre os três tipos de riscos, o risco de usabilidade é o que tem a maior chance de causar perdas aos usuários. Esse risco é referente ao armazenamento dos bitcoins. 

Ao contrário de dinheiro físico, que você pode guardar na sua carteira, os bitcoins precisam ser armazenados de forma virtual em um ambiente seguro. 

Assim, você não corre o risco de perder as informações armazenadas no computador ou telefone celular e não conseguir acessar suas criptomoedas. 

O melhor caminho para armazenar suas criptomoedas é procurar por carteiras digitais. Pesquise sobre elas e veja opções confiáveis. 

Riscos de mercado 

O risco de mercado refere-se à própria oscilação do preço das criptomoedas —esse é um risco que diferentes ativos de renda variável sofrem. 

No mercado, a oscilação de preço dos ativos chama-se volatilidade. Alguns ativos digitais são mais voláteis do que outros. 

Além disso, por serem ativos livremente negociados no mundo todo, o preço é definido pela simples interação dos compradores e vendedores, ou seja, a lei de oferta e demanda

Isso significa que não é possível prever o preço dos bitcoins para o próximo dia. Diversos fatores externos, como crises políticas, crises financeiras ou algum acontecimento no mercado financeiro, como a fusão de duas grandes empresas, podem inferir no valor da criptomoeda. 

Assim, você deve se atentar ao risco de mercado antes de negociar criptomoedas. Esses ativos apresentam alta volatilidade em relação ao seu preço e o seu investimento é considerado de alto risco. 

Investir em Bitcoin: quanto custa? 

O custo para investir na criptomoeda varia de acordo com a corretora. Assim como o investimento em ações, por exemplo, algumas corretoras podem cobrar taxas para investir em bitcoin. 

Por isso, seja qual for o ativo de sua escolha, é sempre importante analisar as condições da corretora. 

Aqui na Clear nós não negociamos criptomoedas. Mas nossa taxa de corretagem é zero para todos os nossos produtos de renda variável. 

Existe um valor mínimo para investir em bitcoin? 

Cada corretora costuma definir um valor mínimo para depósito e um valor mínimo para envio de uma ordem. 

Em relação ao valor mínimo para investir, uma das propostas mais revolucionárias em relação ao modo pelo qual utilizamos a moeda tradicional é o potencial de acessibilidade e inclusão que o bitcoin oferece. 

Um exemplo disso é a possibilidade de: com apenas R$0,01 comprar uma fração de bitcoin, pois a criptomoeda pode ser transacionada até a sua 8ª casa decimal, como já dissemos. 

A sua menor fração (0,00000001btc) é chamada de Satoshi, nome derivado do próprio criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto. 

Quanto vale um bitcoin? 

É importante lembrar que o bitcoin se comporta como qualquer outra moeda: seu valor é volátil e sofre variações diárias de acordo com os movimentos do mercado. 

Porém, a oscilação do bitcoin pode ser muito maior: por exemplo, a criptomoeda pode oscilar 20% em um mesmo dia. Por isso, algumas pessoas a enxergam como uma boa oportunidade para investir no day trade (ou seja, um ativo que é comprado e vendido no mesmo dia). 

⚠️ Mas atenção: vale ressaltar que da mesma forma que se pode ganhar com essas oscilações, também se pode perder. Então, tenha cautela ao investir seu capital. 

A cotação do bitcoin pode variar em um mesmo dia. E normalmente tem como referência o dólar. Ou seja, se o dólar sofrer alterações em seu preço, provavelmente isso impactará o valor do bitcoin no Brasil. 

Qual o perfil de um investidor de bitcoin? 

Antes de escolher qualquer investimento ou optar por uma das formas de como comprar bitcoin, é preciso saber o seu perfil de investidor. Dependendo do seu perfil, o investimento poderá ou não ser indicado para você. 

👉 Os bitcoins são recomendados para investidores e traders que possuem apetite ao risco e que estejam familiarizados a investir em ativos que apresentam alta volatilidade em relação ao seu preço, como o mercado de ações. 

Investir em bitcoin vale a pena? 

Como para qualquer outro tipo de investimento, a resposta é: depende. 🤷‍♂️ 

Escolher ou não investir em bitcoin dependerá de diversos fatores, como o seu perfil de risco, quantidade que tem para investir, qual seu objetivo e quanto tempo quer manter o investimento, por exemplo. 

Todos esses fatores devem influenciar na sua escolha de investimentos. 

Mas se você não sente segurança para investir em bitcoin, separamos alguns investimentos para você ir diversificando sua carteira: 

Minicontratos 

Começando com minicontratos, investimentos feitos no mercado futuro, ou seja, são contratos de compra e venda de produtos que serão realizados em uma data futura. Esses contratos podem ser de índice e dólar —caso você deseje investir em moedas. 

Os minicontratos permitem que o investidor pessoa física tenha mais participação e opções para investir na Bolsa, mesmo com pouco capital. E aqui na Clear temos uma das menores margens de garantia do mercado! 

Day Trade de ações 

Investir em ações operando day trade é quando o trader compra e vende o ativo no mesmo dia. O objetivo dessa operação é lucrar com as pequenas oscilações do mercado em um curto período de tempo. 

As vantagens desse investimento são a agilidade em fazer as transações e possibilidade de fazer alavancagem

Mercado de opções 

Opções são contratos nos quais é negociado o direito de comprar ou vender um lote de ações por um determinado período. Esse contrato garante o direito da transação, mas não a obrigação de ela ser realizada. 

Investir em opções é uma boa alternativa para fazer hedge ou alavancar seus investimentos. 

E aí, bora começar a investir? 🚀