Topo duplo: o que é, como identificar e características

O topo duplo é um dos principais padrões gráficos de análise técnica de ações, utilizado pelos analistas financeiros para observar o preço de uma ação em um determinado período.  

Portanto, para turbinar seus resultados ao investir na Bolsa de Valores, utilizá-lo pode ser uma excelente iniciativa. Afinal, você poderá identificar e entender os movimentos do mercado, tirando proveito disso. 

A formação de um topo duplo pode indicar uma tendência de queda do preço das ações, então é possível imaginar sua importância, não é mesmo? Mas quais são suas principais características? Como interpretar e como funciona um topo duplo? 🤔 

É o que explicaremos agora, neste conteúdo produzido especialmente para você entender melhor este assunto e buscar resultados mais expressivos ao investir na Bolsa de Valores. 

Continue acompanhando e boa leitura! 😉 

O que é topo duplo? 

Ao fazer uma análise técnica das ações, o analista poderá encontrar o topo duplo, uma figura gráfica representada por dois topos gráficos de alturas semelhantes.  Ela indica uma resistência no preço da ação, ou seja, a dificuldade de o papel superar o valor em que o topo duplo foi formado. 

Essa análise de gráficos, que utiliza dois topos no mesmo nível e um fundo entre eles, mostra que, por duas vezes, o preço da ação alcançou um determinado valor, porém sem conseguir superá-lo.  

Ou seja, é o preço máximo que a ação pode chegar no período analisado.  

É importante observar que esta análise gráfica tem como objetivo apenas acompanhar e analisar o comportamento do preço da ação por um período preestabelecido. 

É bem diferente da análise fundamentalista, que busca entender os fundamentos da empresa, as informações sobre a sua saúde financeira e, ainda, sua geração de caixa. 

A imagem mostra uma mulher segurando uma moeda que representa um Bitcoin e olhando para uma folha que contém um gráfico, representando o processo de análise técnica do topo duplo.

Quais são as principais características? 

O topo duplo tem duas características muito específicas.  

Confira cada uma delas. 👇 

Dois topos consecutivos

A primeira característica desta análise técnica é: uso de dois topos consecutivos no mesmo patamar.  

Se o preço do papel alcançou o mesmo patamar duas vezes seguidas fica caracterizado, então, que há uma resistência e, assim, dificilmente o preço passará deste valor. 

É nesse momento que o analista percebe que o “M” é um padrão de reversão baixista, ou seja, há um indicativo de baixa do preço daquela ação, naquele período analisado. 

Um fundo separando os topos

O fundo que separa os dois topos é muito relevante nesta análise de gráficos. Para o padrão se confirmar, o fundo precisa ser rompido.  

Se isso não acontecer, podemos estar em um movimento de mercado que apenas se parece com um topo duplo, mas não é. É o rompimento, representado pelo fundo, que confirma o padrão, combinado? 👁 

Como identificar um topo duplo?

Identificar um topo duplo é uma tarefa simples e muito importante. Ele é formado quando a ação apresenta dois topos no mesmo nível de preço, formando a figura de um “M”. Observe nas imagens:

Qual a sua importância?

A identificação do topo duplo é muito importante porque confirma um padrão. Ao identificar os dois topos é como se você estivesse chegando ao ponto mais alto da montanha.  

Dessa forma, é possível tomar melhores decisões na hora de investir, além de evitar que o trader cometa erros que podem comprometer sua performance. 

Como interpretar um topo duplo? 

É preciso levar em consideração e analisar com todo cuidado alguns pontos do topo duplo para que você possa se beneficiar desta análise técnica. Veja: 

  • Os topos não devem estar muito distantes um do outro: se entre eles houver meses, simplesmente não há padrão na sua análise.  
  • É preciso ter atenção de que uma das principais características do padrão é o rompimento do fundo. Como vimos anteriormente, o padrão só acontece diante do rompimento. Então, não antecipe a entrada apenas porque dois topos se formaram. 

Vale ressaltar que a projeção é eficiente na maior parte das vezes, mas não necessariamente será sempre exata.  

Topo duplo e Fundo duplo

Você já entendeu o que é e como identificar o topo duplo, que apresenta um padrão de reversão baixista, correto? 👩‍🏫 

Pois bem, o chamado fundo duplo é bem parecido com o topo duplo, mas está sempre localizado nos fundos, e é por esta razão que é uma figura de reversão altista. 

Os vendedores pressionam para que os preços retornem ao nível do fundo anterior, mas isto pode, ou não, ser suficiente para romper o fundo anterior. Se o rompimento da resistência acontecer por conta dessa pressão, está confirmado o fundo duplo. 

Por outro lado, no topo duplo, os compradores é que fazem pressão para que o preço do papel retorne ao nível do topo anterior, e se a pressão não for suficiente para romper o topo os preços recusam. 

Como o padrão do fundo duplo é o contrário do topo duplo, o fundo duplo é chamado de “W”. 

Entenda o rompimento de topo duplo

O rompimento do topo duplo acontece quando ele quebra a resistência formada, valorizando o preço do papel. O rompimento simplesmente barra a queda do preço da ação depois de atingir o segundo topo.  

👉 Isso significa que o rompimento pode ser o indicativo de tendência de alta do ativo.  

Todo cuidado é pouco porque há rompimentos falsos, e isso acontece quando a linha de resistência é rompida, porém, o preço não segue a tendência altista. Neste caso, a utilização de outras análises é sempre bem-vinda. 

Além disso, o trader pode potencializar suas análises e desempenho com a ajuda de uma Personal Trader, como a AIA — Assistente de Inteligência Artificial para traders da Clear.

A AIA identifica padrões comportamentais que podem estar comprometendo seus trades. A partir disso, ela gera relatórios de performance e fornece indicações que podem alavancar seus ganhos. 💰  

Ficou com alguma dúvida? Confira outros conteúdos no nosso blog Master Clear para ficar por dentro dos assuntos e análises do mundo trader! 🚀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *