Qual melhor plataforma trading 2022?

Qual melhor plataforma trading 2022?

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

24/02/2022 • Atualizado: 28/06/2022

13 minutos

Compartilhar:

homem segurando celular com plataforma trading aberta e notebook ao fundo

Escolher a melhor plataforma de trading é começar com o pé direito no empolgante universo das transações em tempo real na bolsa de valores. 😎 Esse é um tipo de tecnologia que qualifica as decisões porque ajuda o investidor com dados e em segurança. 

Para operar nesse mercado, é importante saber que, embora esteja sempre presente, o fator emocional deve ser muito bem controlado para que não se torne um problema e leve a ações precipitadas. 

Sabe qual é um dos primeiros passos para isso? 🤔 

Sim, é estar bem equipado com uma ferramenta que forneça informações confiáveis e suporte total antes, durante e depois de negociar. É disso que vamos tratar neste texto. 

Neste conteúdo, você encontra tudo o que precisa saber sobre as plataformas de trading, ideal para quem quer investir em renda variável, além de ficar sabendo quais são as melhores plataformas para trader. 

Siga acompanhando para conferir todas as dicas. Boa leitura! 

O que é uma plataforma de investimento? 

Plataforma de investimento é um tipo de espaço on-line que as corretoras de valores disponibilizam para quem quer começar a investir. A plataforma geralmente tem uma gama de produtos à disposição, tanto de renda fixa quanto variável. 

Como escolher uma plataforma de trading? 

Quando se começa a transacionar ações ou ativos de renda variável, o primeiro “susto” que levamos é dar de cara com a plataforma de negociação, seus números e gráficos que nem sempre parecem fazer sentido.  

A boa notícia é que as plataformas de negociação podem ser mais simples do que se imagina. 

Na Clear você conta com corretagem zero nos melhores produtos do mercado. Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis.

#01 – Conhecimento de trading 

Plataformas são, de certa forma, produtos e, sendo assim, existem aqueles destinados a um público mais seleto e outras que atendem a um maior número de pessoas. 

Nesse caso, as mais restritivas são indicadas para traders avançados, ou seja, que já dominem as técnicas de negociação e saibam interpretar as informações contidas na plataforma. 

Mas, se você é iniciante, vale optar pelas plataformas mais simples, com menos informação disponível e que, por isso, permitam decidir com rapidez. 

Ou seja, a melhor plataforma de trading também é aquela que se ajusta ao seu nível de conhecimento sobre negociação com ativos financeiros de risco alto ou moderado. 

#02 – Objetivos

Você pretende operar no day trade, fazendo scalping ou a ideia é trabalhar com position trade? 

Traduzindo: no primeiro, a estratégia de negociação é enviar várias ordens de compra ou venda em um dia, obtendo lucros menores em cada uma delas. 

Na última, essa estratégia segue a lógica inversa, portanto, a ideia é comprar menos ações nas zonas de suporte e resistência para obter lucros máximos com a sua valorização em longo prazo. 

Para cada uma dessas estratégias, existem plataformas mais ou menos indicadas, ainda que todas elas permitam trabalhar de ambas as formas. 

#03 – Tipo de ativo 

Nem só de ações vive o mercado financeiro. Afinal, modalidades como commodities e derivativos estão aí com as mesmas possibilidades de lucros que no mercado acionário. 

Então, ao selecionar uma plataforma, vale atentar para o tipo de ativo financeiro que ela permite negociar. 

#04 – Versão demo

As boas plataformas de trading, em geral, oferecem uma versão demo, na qual se pode negociar com dinheiro “de mentira”. 

É uma excelente maneira de começar a praticar, já que, nessa versão, os gráficos acompanham os movimentos do mercado real. Dessa forma, você aprende a negociar praticando, sem correr risco de perder dinheiro, comprando e vendendo posições de forma aleatória. 

Na verdade, a versão demo pode ser interessante até para traders mais experientes, pois podem servir como “campo de testes” para ideias e teorias antes de negociar. 

O que avaliar antes de escolher a melhor plataforma de trading?

homem comemorando em frente ao notebook, com tela de projetos atrás com plataforma trading aberta

Agora, você sabe o que uma plataforma precisa ter e de que forma essas características podem ou não casar com o seu perfil.  

Mas, da mesma forma que acontece ao comprar um carro, não basta apenas saber se ele é completo de fábrica. Afinal, existe sempre a relação custo-benefício e ela também se aplica às plataformas de negociação. 

Quem está começando, normalmente, não tem muito capital para colocar em risco ao negociar ativos de renda variável. 

Por sua vez, investidores mais arrojados, por já terem conquistado resultados expressivos, buscam por soluções que os permitam continuar aumentando seus lucros. 

Para cada um desses perfis, o fator preço é fundamental, considerando a capacidade de investimento que está em jogo. 💰 

Resumindo: se você é iniciante e não pode arriscar demais, vale começar experimentando as plataformas gratuitas. 

E, caso já tenha experiência, sinta-se à vontade para escolher as mais robustas e que oferecem recursos avançados e dados estratégicos. 

#01 – Perfil de investidor

Você pretende operar só no day trade ou a sua opção é pelo swing trade

Como já vimos, no primeiro caso, a estratégia consiste em abrir e fechar uma posição no mesmo dia. 

Já no swing trade, o investidor abre uma posição esperando fechá-la no dia seguinte à transação ou dias depois. 

São dois tipos de estratégia que revelam o perfil de investidor e que tipo de resultados são esperados ao aderir a uma plataforma de trading. 

A propósito, é muito importante conhecer o seu perfil de risco antes de negociar. 

#02 – Complexidade

Quem pretende negociar com muitas posições ao mesmo tempo, precisará de uma plataforma que permita visualizar diversos gráficos em uma única tela. 

Sendo assim, é esperado que se trabalhe com análises gráficas mais complexas e um volume de dados maior para embasar decisões. 

Por outro lado, para quem tem o objetivo de fazer poucas negociações (uma por semana, por exemplo), as plataformas mais simples de se operar são mais adequadas. 

Plataformas de trading: Comparativo

Claro que a gente não deixaria você na mão sem saber que qualidades as melhores plataformas de trading têm. 

Veja na tabela abaixo um comparativo que pode ser o seu ponto de partida: 👇 

Plataforma Para que serve Pontos fortes 
FlashTrader Tape Reading ●   Leitura de tape reading   ●  Criação de books customizados ●  Posição de players em tempo real   
MetaTrader 5 (gratuita) Leitura de gráficos e algoritmos ●  Mais de 80 indicadores exclusivos para análise técnica   ●  Envio de ordens pelo gráfico 
ProfitPro Leitura de gráficos e tape reading ●  Ferramentas operacionais como Trailing Stop, AutoBreakeven, Cross Order, entre outras   ●  Leitura de Times & Trades 
ProfitPlus Leitura de gráficos ●  Plataforma robusta que permite criar estratégias avançadas   ●  Matriz de operações ●  Indicadores e estudos técnicos 
ProTrader Web (gratuita) Leitura de gráficos ●  Interface personalizável   ●  Book de ofertas ●  Indicadores gráficos 
ProTrader Desktop Leitura de gráficos e tape reading ●  Ferramentas avançadas como profundidade do mercado, tempo & cotação, scalper e opção master   ●  Gráficos avançados 
TradeZone WebCharts (gratuita) Leitura de gráficos ●  Mais de 14 tipos de gráficos em tempo real com inúmeras periodicidades   ●  Mais de 100 indicadores e estudos profissionais 
TradeZone Leitura de gráficos ●  Permite a entrada de ordens pelo livro de ofertas   ●  Indicadores exclusivos da metodologia PhiCube 
Tryd Pro Leitura de gráficos e tape reading ●  Identifica padrões de comportamento de um ativo   ●  Visualização de todos os negócios que ocorreram com um determinado ativo ●  Cesta de ordens (útil para quem negocia os mesmos ativos com frequência) 
Tryd Trader Leitura de gráficos e tape reading ●  Replay de mercado/simulador para testar as estratégias de operações em diferentes dias   ●  Monitor de cotações ●  Leilões fora do horário padrão 
Smarttbot Operações automatizadas ●  Conferência de ordens enviadas pelo robô   ●  Gráficos de acompanhamento ●  Estratégias customizáveis 
Profit Trader Clear Leitura de gráficos ●  Simulador para testar estratégias sem arriscar o capital   ●  Replay de mercado para testar estratégias ●  Compilação de dados do trading 
Flash Chart Leitura de gráficos ●  Ideal para scalping   ●  Book de ofertas agregado por preço na vertical ●  Gráficos de Candle, Barra, Linha, Área e gráfico de Renko  

Quais são as melhores plataformas para trader?

Para quem desejar operar no day trade, todas as plataformas acima são indicadas. Porém, como vimos, existem muitas formas de se negociar no mercado de renda variável. 

Por isso, destacamos a seguir as melhores plataformas para se trabalhar especificamente com a bolsa de valores. 

Acompanhe! 

Clear PRO

Para quem já sabe o que quer e tem o objetivo de começar logo, então, a Clear PRO é a plataforma indicada. 

Para negociar no day trade, ela permite negociar e analisar seus ativos favoritos por meio de gráficos em 6 formas diferentes: 

  • Candles 
  • Linha 
  • Baseline 
  • Hollow Candles 
  • Barras 
  • Renko 

Meta Trader 5

Pela Meta Trader 5, você trabalha com milhares de indicadores em uma plataforma que faz análises técnicas com código aberto. 

Também envia ordens diretamente pelo gráfico e aproveita a boleta scalper exclusiva. 

Coloque automaticamente as ordens de stop, realização parcial e gain com valores previamente definidos, além de fazer operações com um único clique. 

ProfitPlus

Para quem quer a plataforma mais completa do mercado para fazer negociações com total embasamento e de forma estratégica, a ProfitPlus é a mais indicada. 

Com ela, você tem disponíveis relatórios de performance, sistema de criação de estratégias avançado, roteamento de ordens e uma ampla base de dados para trabalhar. 

Qual a melhor plataforma de home broker?

Recentemente, o home broker da Clear Corretora foi eleito o melhor do Brasil, segundo uma pesquisa da Infomoney. 

Há quem prefira plataformas que permitam fazer home broker sem muito mistério por não abrir mão da praticidade. 

Nesse caso, além do Clear PRO, veja quais são as nossas indicações. 👇 

Smarttbot

Com o Smarttbot, você transaciona de forma segura, confiável e com suas próprias estratégias. 

Você pensa e o robô faz por você com total controle sobre suas operações. 

Tryd Pro

Imagine uma plataforma que permita ao trader identificar padrões de comportamento para os ativos de sua escolha? 

Pois esse recurso existe e está disponível na plataforma Tryd Pro, com a qual você controla em tempo real todas as suas transações pelo livro de ofertas. 

Qual a melhor plataforma para tape reading?

Tape reading é uma estratégia de negociação pela qual um investidor pauta suas decisões pelos movimentos do mercado. Isso envolve a leitura de diversos indicadores, como preço das ordens, tamanho, taxa de chegada, condições entre outros aspectos. 

Dessa forma, é possível identificar em quais momentos os grandes players que exercem pressão no mercado se movimentam, permitindo definir melhor quando comprar ou vender um ativo. 

Na Clear, você pode escolher por plataformas desenhadas para facilitar esse tipo de negociação

ProTrader Desktop 

Com funcionalidades de alto nível e baixa latência, pelo ProTrader Desktop você tem uma série de ferramentas avançadas para extrair o melhor em suas negociações. 

Faça tape reading com uma plataforma projetada para essa finalidade e não seja mais surpreendido com as oscilações nos preços. 

Flash Trader

Com a plataforma Flash Trader, você tem em tempo real a posição dos principais players do mercado. 

Essa é uma informação bastante valiosa, já que permite agir no momento preciso, quando uma grande compra pode impactar nos preços dos ativos. 

Ele possibilita, ainda, que você acompanhe as concentrações de volumes X preços, para encontrar zonas de suporte e resistência no day trade. 

Plataforma Zero 

Muito bem, depois de todos esses pontos conseguimos perceber que encontrar a plataforma ideal para o seu perfil é fundamental. Portanto, para facilitar e encorajar isso, a Clear lançou a campanha de plataforma zero. 

Para ser elegível à campanha basta a realização de, no mínimo, um minicontrato, seja ele de índice ou dólar, com RLP ativo no mês de contratação. 

Pronto, sem segredos, só sucesso! 

Mas, vale ressaltar que, caso a operação não seja elegível para a campanha (ou seja, se, no mês de contratação, não for realizada uma operação de um minicontrato com RLP ativo), o valor integral da plataforma será cobrado no quinto dia útil do mês subsequente.  

Algumas das plataformas que se aplicam são: 

Além de muitas outras. 

Importante: A gratuidade é válida somente para uma plataforma, no caso, a de maior valor. 

Não deixe essa oportunidade passar, aproveite agora mesmo! A campanha irá durar 12 meses, podendo ser cancelada a qualquer momento com aviso prévio de 30 dias. 

Bora pra cima com a Clear! 🚀 

Por que investir pela Clear?

Operar na bolsa de valores pode gerar custos consideráveis quando se trabalha com uma corretora que pratica taxas elevadas. 

Na Clear, você negocia em todas as plataformas que acaba de conhecer com taxa de corretagem zerada

Isso mesmo: custo zero para transacionar com ações e outros ativos de renda variável. 

Somos a primeira corretora do Brasil sem corretagem em todos os nossos produtos. 

Conclusão

Para escolher a melhor plataforma de trading, é preciso considerar as diferenças que existem entre cada uma delas. 

Não deixe de avaliar com cuidado antes de começar a negociar, não só para aproveitar ao máximo os recursos da sua próxima plataforma, como para evitar custos para os quais você não esteja preparado. 

Acompanhe as publicações no blog da Clear e não deixe de assistir nossos vídeos no Youtube para ficar fera em trading e em investimentos.