[xp_hellobar][/xp_hellobar]

Ações da Petrobras: como comprar de maneira simples e rápida

Ações da Petrobras: como comprar de maneira simples e rápida

Navegue por assunto


 Comprar ações da Petrobras, empresa mais valiosa da Bolsa, pode ser muito mais fácil do que você imagina

acoes da petrobras

Com valor de mercado de R$ 394 bilhões atualmente, a Petrobras voltou a ocupar o posto de empresa mais valiosa da Bolsa neste ano, superando os dois grandes bancos privados e a Vale. Se você está disposto em ser sócio desta gigante do setor petrolífero, saiba que comprar ações da Petrobras é um processo simples e acessível para qualquer bolso.

Ações da Petrobras: passo a passo

O primeiro passo para isso é abrir conta em uma corretora de valores credenciada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Aqui, é importante escolher a corretora que lhe trará maior rentabilidade e cujos custos operacionais são os mais baixos, como é o caso da Clear, onde a taxa de corretagem é ZERO!

Não perca tempo: clique aqui e abra sua conta na Clear

As corretoras de investimentos dos grandes bancos, por exemplo, cobram taxa de corretagem além das taxas padrão de liquidação, emolumentos e impostos (ISS/PIS/Cofins); ela chega a ser de R$ 20 por ordem e pode variar de acordo com o valor da ordem, o que torna o investimento muitas vezes inviável.

Uma vez com a conta aberta, o processo é simples: basta transferir o dinheiro a ser investido de sua conta corrente/poupança para a conta da corretora. Como se trata de um investimento em renda variável e com alto risco, você precisa ter um planejamento do quanto pretende investir.

Por dentro do Home Broker

Com o dinheiro já depositado em sua conta, para investir nas ações da Petrobras basta abrir o home broker e entrar no Pit de Negociação da Clear. Lá, você seleciona a opção “Operações”, na sequência “Renda Variável” e finaliza com “Swing Trade”. Após isso, é só enviar uma ordem de compra de ações da empresa, informando a quantidade de ações a ser comprada. Neste ponto você pode ficar confuso, pois existem dois tipos de ações da Petrobras listadas em Bolsa: PETR3 e PETR4.

A diferença entre elas é o chamado “tipo de ação” e os direitos do investidor: a ação ordinária (identificada pela sigla ON) tem como principal característica o direito ao investidor de votar nas assembleias da empresa; enquanto a ação preferencial (PN) não possibilita que seus detentores votem nas assembleias, mas seus detentores possuem prioridade no momento da distribuição de dividendos e no reembolso do capital.

Outro ponto importante que o investidor deve ficar atento na hora de comprar ações é a liquidez do papel e, com relação a isso, as ações da Petrobras possuem de sobra. Isso significa que você poderá comprar ou vender as ações da empresa em qualquer momento do dia.

Se está começando no mercado financeiro, comprar as ações da Petrobras é uma ótima porta de entrada, pois estamos falando da maior empresa do Brasil e com ampla liquidez. Mas, antes disso, defina sua estratégia de investimento e conte com a equipe de análise da Clear para assessorar você nesta tomada de decisão.