Volume at Price (VAP): o que é e como funciona?

Você está preparado para aprender o que é o VAP e como ele funciona nas operações de trading?

O volume at price é uma das técnicas mais utilizadas por quem faz day trade na Bolsa de Valores. Ela ajuda os traders, através do indicador, a realizar entradas e saídas em uma ação com mais assertividade. Tudo no mesmo dia de operação.

Muito usado na análise gráfica, o VAP é também aplicado na modalidade de leitura conhecida como tape reading.

Neste artigo, você vai entender tudo sobre o que é o VAP, como funciona e como utilizar ele em suas estratégias no day trade. Acompanhe! 👇

O que é volume?

O volume consiste no número de registro de operações de compra e venda de uma ação ou outro ativo na bolsa. Ele serve como uma medida indicadora do nível de comprometimento que investidores e traders têm com o ativo em um certo preço.

A análise do volume de negociações fornece diversas informações importantes para quem opera no mercado, como:

  • Força da tendência do mercado (compradora ou vendedora);
  • Relevância do movimento dos preços;
  • Probabilidade de acontecer um rompimento ou reversão da tendência dos preços.

O volume de negociações de um ativo pode ser facilmente identificado na análise gráfica utilizando o candlestick

Apesar das informações valiosas já fornecidas pela observação do volume, os profissionais do mercado buscaram uma nova forma de acompanhar o fluxo das negociações e do mercado. E é aqui que surge o Volume At Price (Tendência-Volume-Preço), ou simplesmente o VAP.

O que é Volume At Price (VAP)?

O volume at price, ou VAP, é uma técnica utilizada para medir o volume de negociações com maior precisão. Isso porque ele utiliza o preço do ativo como parâmetro, permitindo uma análise do volume realizado nas operações a partir do nível de preço do ativo.

Como funciona o VAP no Day Trade?

A principal função do VAP nas operações de day trade é demonstrar qual foi o volume de negociações em um determinado nível de preço. Na prática, o volume at price serve para apresentar o histórico de ordens de compra e venda de um ativo a um preço X

A partir dessa técnica, o trader consegue, além de ver com mais precisão a ação da força compradora e vendedora de acordo com o preço, ele se torna capaz de estudar e identificar pontos de suporte e resistência, por exemplo. 📘

Esse é um ponto muito importante do VAP para o day trading. Já que o operador possui mais informações para embasar suas decisões, que precisam ser tomadas em períodos curtos de tempo.

👉 Saiba mais: Plataforma trader: conheça a ideal para o seu perfil trader | Master Clear

Como utilizar o Volume At Price?

Normalmente, o mais recomendado para quem deseja usar o volume at price (VAP) em suas operações de day trading é combinar a técnica com outra ferramenta ou indicador.

O mais comum é unir o volume at price com uma tela de tape reading, que por sua vez, costuma ser formada pelo VAP, Time and Trades, Book de Ofertas e SuperDOM.

Como comentamos, o VAP possibilita operar de diferentes maneiras para alcançar bons resultados. Então, veja a seguir algumas das melhores formas que podem ser utilizadas pelo trader com o VAP.

Suporte

Os suportes são faixas de preços próximos que sempre se encontram em níveis abaixo dos preços que estão sendo negociados. Eles são facilmente identificáveis pelo trader quando se utiliza o VAP.

Normalmente, os suportes ocorrem em vários níveis de preços próximos e que tiveram grande volume de negociações no período observado.

Toda vez que os preços atingem as zonas de suporte, surge a expectativa de que o preço do ativo inicie uma reversão de tendência. Iniciando, desta forma, um movimento de alta nos preços do ativo. 💸

Porém, também é possível — embora menos provável — que aconteça um rompimento do suporte que traga os preços para níveis mais baixos.

Resistência

O volume at price também serve para identificar zonas de resistência nos preços do ativo analisado. Que podem ser entendidas facilmente como o oposto aos suportes de preços.

Dessa forma, as resistências são zonas de preços próximos que mostram para o trader uma faixa de cotações que não é superada. Nessas zonas que apontam para suportes, também podemos encontrar grandes volumes de negociações do ativo.

Isso mostra que os investidores e traders não estão conseguindo exercer força o suficiente para vencer essas resistências.

No day trade, a principal vantagem de analisar as resistências e suportes é a de entender o que acontece com o ativo em certa faixa de preço. E por meio dessa observação, realizar a operação mais indicada, seja de compra ou venda.

A imagem mostra um homem de barba, óculos e camisa preta segurando um celular na mão esquerda e uma caneta na mão direta. Em sua frente há um caderno, cadeira e um notebook, em referência aos estudos sobre volume at price (VAP) no day trading.

Defesa de preços

A defesa de preços é outro ponto onde se pode usar o VAP. Mas, para isso, é preciso entender o conceito de range.

Em todo pregão da bolsa, os preços iniciam em um valor (abertura) e encerram em outro valor (fechamento). Entre esses valores, as oscilações de preços formam uma faixa ascendente, descendente ou lateralizada.

Os valores que ficam no meio das extremidades dos preços no pregão são o range. A defesa de preços ocorre quando o range apresenta pouco deslocamento do ativo, para cima ou para baixo. Ou seja, ocorre uma lateralização nos preços do ativo.

Quando o preço apresenta uma tendência de queda, é comum que investidores adicionem volumes de compra para evitar que o preço do ativo caia muito. Assim, defendendo o preço da ação.

Análise de mercado

Por fim, o VAP pode ser aplicado para praticamente todas as análises de mercado durante operações de day trade. Logo, essa técnica ajuda o trader a estudar o mercado e o pregão de um ativo com mais precisão.

Dessa forma, fica mais fácil para o trader realizar suas ordens de compra e venda dos ativos estudados.

Como a inteligência artificial pode melhorar suas operações?

A inteligência artificial (IA) pode contribuir muito para um trader que deseja aplicar o VAP para melhorar suas análises de mercado e operações.🤖

Uma boa IA é capaz de fornecer dados e relatórios históricos de operações e situações diversas no mercado para o trader. A partir desses dados, torna-se possível para o profissional tomar suas decisões com maior chance de sucesso.

Na Clear, você pode contar com a AIA, a assistente de inteligência artificial da corretora. Ela oferece um conjunto de ferramentas de suporte e de dados que ajudam você, trader, a fazer suas operações de forma mais fácil.

Outra vantagem da AIA é que ela te ajuda com dicas em todos os momentos, como:

  • Durante o pregão: em que é possível receber as dicas via WhatsApp com avisos e alertas devidamente personalizados;
  • Após o pregão: a AIA analisa padrões e avalia os comportamentos nocivos do trader por meio de números e pontuações;
  • AIA Score (relatório de performance): score que analisa o que está prejudicando as operações, com o objetivo de educar o usuário e minimizar os riscos.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é, como funciona e qual a importância do Volume At Price no day trading, é possível perceber que suas operações podem ser potencializadas a partir de técnicas e ferramentas do mercado financeiro.

Portanto, não esqueça de sempre estar atualizado sobre as novidades do day trading, além das teorias, análises e tendências que são aplicadas nas negociações. Aqui no Master Clear, você acompanha diversas informações sobre renda variável e day trade. Fique por dentro!

Bons estudos e excelentes trades em suas próximas operações na bolsa. 🚀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *