Como comprar ações: passo a passo para começar

Como comprar ações? Se esse questionamento já rondou seus pensamentos, você também já deve ter notado que existe um ponto em comum entre muitas das pessoas bem-sucedidas: elas possuem ações em suas carteiras de investimentos. 

Grandes empreendedores enxergam no mercado acionário uma possibilidade de mitigar os riscos de seus próprios negócios, assim como quem está começando a investir pensa a longo prazo e vê a Bolsa de Valores como uma forma de manter sua qualidade de vida na aposentadoria. 

Se você está pensando em começar a investir para alcançar a independência financeira e construir um patrimônio robusto, confira as informações deste conteúdo para alcançar o sucesso! Vamos lá? 👇 

O que são ações? 

Ação é uma fração de uma empresa, muitas vezes disponível para compra e venda na Bolsa de Valores. Ao comprar ações de uma determinada companhia, você se torna sócio (a) dela. 

As ações são um investimento de renda variável, logo, é possível lucrar com a sua valorização ou, no pior cenário, ter prejuízo com a queda — uma vez que não é possível prever como o valor vai oscilar.  

Porém, apesar do alto risco, é um tipo de aplicação com chances de rentabilidade mais atrativas para os investidores. 

👉 Clique aqui para saber mais sobre o pregão da bolsa de valores 

Carteira de ações: como montar a sua  

Antes de aprender como comprar ações, é importante entender o que são as Carteiras de Ações. Como o próprio nome sugere, é um compilado dos ativos (ações) que pertencem a um investidor. 

Montar uma carteira de ações é algo bem pessoal. Por exemplo, você pode escolher 15 empresas dos setores que mais gosta e se identifica.  

No entanto, lembre-se sempre de priorizar alguns atributos e seguir critérios, como a lucratividade dessas empresas e margem líquida. É importante também se atentar às empresas muito endividadas, e buscar uma diversificação, ou seja, não concentrar patrimônio em empresas com fatores de risco muito semelhantes. 

Outro ponto importante é analisar com cautela como foi o pagamento de dividendos dessas empresas.  

Assista ao vídeo e confira 5 indicadores de lucratividade para montar sua carteira de ações: 

Passo a passo de como comprar ações 

Agora que você sabe o que são ações e como montar uma carteira de ações, é hora de aprender a comprá-las. Acompanhe! 👇 

1. Conheça seus objetivos 

Antes de começar a investir em ações, pergunte-se: qual é o meu objetivo com esse investimento? Será que posso precisar desse dinheiro em curto ou médio prazo? Qual o meu perfil de investidor?  

Ter esses pontos bem pensados e criar um planejamento financeiro é de extrema importância para a escolha de qualquer tipo de investimento. Apesar de oferecerem riscos, as ações possuem chances de rentabilidade bem interessantes

Mesmo assim, é importante avaliar, principalmente para perfis menos ousados, se esse tipo de aplicação vale a pena dependendo do seu contexto e objetivos.  

👉 Descubra qual é o seu perfil de investidor!  

2. Abra sua conta em uma corretora  

Para negociar na Bolsa de Valores, é essencial ter uma conta em uma instituição que atue como intermediária nas negociações entre investidor e B3. Essas instituições podem ser corretoras, como a Clear, ou distribuidoras de valores. 

Para escolher a melhor corretora, alguns fatores devem ser avaliados, como: 

  • Taxas de corretagem
  • Facilidade de navegação no sistema de aplicação; 
  • Existência de consultorias e orientações sobre tipo de investimentos;.  
  • Legitimidade de corretora. 

3. Entenda e estude o mercado de ações 

Já definiu seu objetivo e escolheu sua corretora? Bom, agora é hora de estudar sobre o funcionamento do mercado de ações e se atentar aos resultados.  

Fique sempre de olho nas notícias, rentabilidades e nas operações das empresas em que você tem interesse em investir. É fundamental se manter atualizado(a)! 🌐 

Por exemplo, como os preços flutuam a cada segundo na Bolsa de Valores, se você souber exatamente o que uma determinada empresa faz e como ela ganha dinheiro, você não vai cair na tentação de achar que só porque o preço está caindo a empresa está indo pior, e vice-versa. 

Às vezes, você acaba deixando de ser sócio de uma ótima empresa só por um momento de estresse do mercado. Por isso, tome cuidado para não deixar de fazer uma análise fundamentalista dos preços. 

💡 Lembre-se: boas oportunidades podem surgir quando uma ação perde preço, mas não perde valor, ou seja, o investidor pode conseguir comprar a mesma coisa, só que com desconto. 

Na imagem vemos um homem branco concentrado mexendo em um computador notebook e também há outro notebook do lado. Nas telas dos dispositivos é possível ver gráficos com linhas coloridas em crescimento e declínio em referência ao processo de comprar ações.

4. Compre suas ações 

Agora é hora da prática e comprar suas ações! 

Esse processo pode variar conforme a instituição em que você abriu sua conta. Aqui na Clear, o passo a passo da ordem de compra funciona da seguinte forma:  

01. Abra sua conta 

Clique aqui e abra sua conta na Clear — é fácil, online e gratuito! 

02. Transfira seu dinheiro 

Faça uma TED transferindo o dinheiro que você quer investir em ações para a sua conta na Clear. 

03. Acesse o Pit de Negociação 

Ao abrir seu Pit de Negociação (ou seu app da Clear no Smartphone) clique em “Renda Variável” no menu da esquerda. Depois, siga os passos: 

  • Clique em “Básico” (Swing Trade). Esta é a opção para quem deseja investir pela metodologia Buy and Hold — comprar e guardar até por semanas, meses e até anos; 
  • Digite o nome da empresa ou o código do ativo em que deseja investir e clique no símbolo de + para adicionar o mesmo ao seu display de ativos. Caso deseje comprar menos de 100 ações, basta incluir a letra F no fim do código para comprar no mercado fracionário (exemplo: em vez de VALE3, digite VALE3F); 
  • Clique no quadrado referente à ação desejada. Isso fará com que você visualize a boleta de negociação da Clear. A aba de compra já estará pré-selecionada. Basta você alterar a quantidade de ações e o preço desejado; 
  • Caso você deseje comprar a mercado (no melhor preço possível naquele instante), insira um valor maior do que o preço que está na coluna de venda (coluna vermelha) que a Bolsa automaticamente comprará no melhor preço para você; 
  • Digite sua assinatura eletrônica (essa assinatura é enviada por e-mail no momento em que você abre sua conta e funciona como uma senha para validar suas operações); 
  • Clique em Comprar e confira se sua ordem foi totalmente executada na aba “Ordem”. 

Acho que deu para perceber que é muito fácil investir pela Clear, não é mesmo? 

Dica: treine comprando poucas ações e depois vá aumentando suas posições! 

Qual o valor mínimo para investir em ações? 

Na realidade, não existe um valor mínimo para começar a investir em ações. Porém, é importante ter em mente algumas regras sobre o funcionamento do mercado de ações para melhor organização e escolha das ações de interesse. Veja:  

  • Regra 01: em ações ofertadas no mercado à vista, a pessoa investidora pode comprar lotes de 100 ações. Nesse caso, o valor vai depender da cotação da ação naquele momento. 
  • Regra 02: por outro lado, em ações ofertadas pelo mercado fracionário, existe a possibilidade da compra de lotes que têm entre 1 e 99 ações. Neste caso, pode haver diferença no preço e na liquidez das ações. 

Vantagens de começar seus investimentos com a Clear 

Após aprender o que são ações e como comprá-las, vamos aprender alguns dos benefícios que você obtém ao começar investindo com a Clear Corretora.  

Taxa ZERO de corretagem 

Isso permite que você diversifique seus investimentos desde o primeiro aporte sem a necessidade de pagar taxas a mais. 

Além disso, com a taxa zero da Clear, você pode focar na seleção dos ativos e montar a sua própria carteira robusta e rentável com o auxílio dos nossos profissionais.  

Pit de negociação 

Conhecido como Pit de Negociação, o Home Broker da Clear é intuitivo e totalmente didático para que até os menos experientes consigam efetuar suas operações. 

👉 Saiba mais sobre o que é home broker e como utilizá-lo para investir!  

Viu como é simples comprar ações? O que você está esperando para começar? Abra sua conta agora e bora investir! 🚀