O que é IVVB11 e como investir neste fundo?

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

09/11/2023 • Atualizado: 16/11/2023

11 minutos

Compartilhar:

Saber o que é o IVVB11 e como investir neste fundo corretamente pode render grandes ganhos e lucros.

Tanto para investidores quanto para traders, operar na bolsa com este ETF é colocar parte do seu capital no mercado externo. Isso sem a necessidade de sair do país ou ter uma conta no exterior.

Neste conteúdo, você vai entender tudo sobre o IVVB11. Então, fique atento (a) às próximas linhas deste artigo! 👇

O que é IVVB11?

O IVVB11 é um Fundo de Índice (ETF) negociado na Bovespa, a Bolsa de Valores do Brasil. Ele replica a performance do índice S&P500 — que é o índice americano que reúne as 500 maiores empresas de capital aberto dos EUA.

O IVVB11 é uma opção para investidores e traders poderem expor o seu capital a papéis do mercado americano. Sem a necessidade de sair do país e sem precisar abrir uma conta em uma corretora no exterior.

Vale destacar que, assim como qualquer outro ETF, o IVVB11 não paga nenhum tipo de provento ao investidor.

Por isso, é importante considerar que as melhores formas de ganhar dinheiro com essa aplicação são na valorização das cotas no longo prazo e operações de trade de curto prazo.

A foto tem um fundo azul e mostra um homem negro olhando para notas de dólar em sua mão posicionadas como um binóculo de papel, em referência ao entendimento do que é ivvb11 que replica o índice americano.

Como funciona o IVVB11?

Assim como qualquer um dos ETFs presentes na Bolsa, o IVVB11 é um fundo que corresponde a compra de uma cota que reúne várias ações. No caso deste fundo ETF, a cota consiste em um pacote de ações das 500 maiores empresas da NYSE.

Ou seja, quando você compra uma cota do IVVB11, você está colocando seu dinheiro nas 500 maiores empresas da Bolsa de Valores de Nova York — independentemente se você quer investir a longo prazo, ou realizar um trade rápido para lucrar com a volatilidade do papel.

Exatamente o que você pode fazer ao aplicar seu dinheiro no Ibovespa aqui no Brasil.

👉  Saiba mais: Volatilidade: o que é e como impacta suas operações?

Quais empresas compõem o IVVB11?

A composição do IVVB11 é muito bem diversificada e conta com empresas de praticamente todos os ramos.

Neste fundo, estão algumas das grandes organizações globais de tecnologia, saúde, financeiro, tecnologia da informação, comunicação, varejo online e entre outras.

Veja, abaixo, 15 das principais empresas que compõem o índice:

  1. Apple Inc (AAPL)
  2. Amazon (AMZN)
  3. Facebook (FB)
  4. Tesla (TSLA)
  5. Berkshire Hathaway (BRK.B)
  6. Microsoft Corporation (MSFT)
  7. Alphabet Inc. A – Google (GOOGL)
  8. Alphabet Inc. C – Google (GOOGL)
  9. Johnson & Johnson (J&J)
  10. JPMorgan & Chase Co. (JPM)
  11. VISA Inc (V)
  12. Coca-Cola (KO)
  13. McDonald’s (MCD)
  14. Nike Inc (NKE)
  15. Walmart (WMT)

Quem administra IVVB11?

O fundo IVBB11 é administrado pelo Banco BNP Paribas e quem faz a gestão dos investimentos deste ETF é a BlackRock Brasil. Tanto para investimentos no longo prazo, quanto para operações de trade, é possível realizar a compra do índice em lotes de 50.000 cotas.

Por que investir em IVVB11?

Os motivos para fazer trade ou investir no fundo IVVB11 é o que não faltam para quem analisa o mercado. 💰

De forma geral, é possível distribuir as razões para investir nesse ETF em quatro pontos principais. São eles:

  1. Exposição às maiores empresas do mundo no S&P 500;
  2. Exposição ao Dólar, a moeda mais forte do mundo e com maior poder de conservação de valor;
  3. Diversificação da carteira;
  4. Baixos custos da gestão passiva do fundo;

Continue a leitura e entenda cada uma das principais razões para investir neste fundo de índice da bolsa americana. 😉

Diversificação de carteira

Ter uma carteira de investimentos diversificada é uma das melhores maneiras de proteger  seu patrimônio das oscilações de preço de uma única classe de ativos.

Que é justamente o que acontece quando você investe nesse ETF, que cobre vários ramos e setores onde estão as 500 maiores empresas americanas listadas na Bolsa.

Inclusive, o IVVB11 é muito mais diversificado que o Índice Bovespa e possui maior presença do setor de tecnologia. Enquanto no BOVA11 ele é inexpressivo, no IVVB11 o setor representa cerca de 30% da carteira.

Proteção cambial

O fundo de índice IVVB11 também ajuda você a fazer a proteção cambial do seu dinheiro.

Além de ser fácil, investir neste ETF também é uma forma de fazer a estratégia de hedge cambial — que é muito adotada por investidores que visam obter ganhos no longo prazo.

Pois, dolariza parte do capital do investidor, dinheiro que passa a ficar protegido das oscilações do real. Que assim como todas as moedas de países emergentes, costuma perder valor frente ao dólar em tempos de crise.

A foto mostra um homem negro deitado em notas de dólares em referência a vantagem de exposição ao dólar ao investir em ivvb11.

Exposição ao dólar e a economias mais estáveis

Além de permitir ao investidor, ou trader, expor seu dinheiro às principais empresas do mundo. O IVVB11 também permite que você exponha o seu dinheiro ao dólar, a moeda mais forte do planeta.

Ao investir neste fundo, você também coloca parte do seu capital em países com economias muito mais estáveis.

Baixos custos da gestão passiva

Assim como outros ETFs, o IVVB11 é um fundo com baixos custos para o seu investidor. Por ter uma gestão passiva, a taxa de administração deste fundo é de apenas 0,24% ao ano.

💡 Taxa que é oito vezes menor que a média cobrada nos fundos de ações que costumam ter uma gestão ativa.

Quais as desvantagens do IVVB11?

Apesar de todos os seus pontos fortes, nem tudo é perfeito com o IVVB11, e esse fundo de índice também tem as suas desvantagens.

O modelo de gestão passiva do fundo é uma das principais desvantagens. O que faz com que esse fundo não seja formado apenas com boas ações. Muitos ativos não tão bons estarão presentes dentro da carteira.

Em momentos de valorização do Real frente ao Dólar, a rentabilidade do IVVB11 pode ser menor por conta da oscilação do valor das moedas.

Ainda, para investidores que gostam de fazer análise fundamentalista para embasar seus investimentos, ficam de mãos atadas neste fundo por conta da gestão passiva praticada.

Qual a diferença entre IVVB11 e BOVA11?

Os fundos IVVB11 e BOVA11 possuem algumas diferenças que você precisa conhecer para se dar bem investindo no fundo de índice das ações americanas. A mais importante dessas diferenças está na moeda em que as ações que formam o ETF são negociadas.

O BOVA11 reúne ações que estão na Bolsa de Valores brasileira, e que por consequência são negociadas em real. Já o IVVB11 é composto por empresas estrangeiras, negociadas em dólar. 💸

Assim, quando o dólar tem uma valorização em relação ao real, o valor da cota deste fundo tende a subir. Quando o real se valoriza frente ao dólar o inverso tende a acontecer. Ou seja, o valor da cota do fundo tende a cair.

Além disso, o BOVA11 permite que você diversifique seu capital em ações brasileiras, o IVVB11 serve para diversificar seu dinheiro em ações americanas.

Outra diferença é o número de empresas em cada fundo de índice, o IVVB11 reúne 500 empresas americanas, o BOVA11 reúne 100 empresas.

Qual a diferença entre IVVB11 e SPXI11?

O IVVB11 e o SPXI11 são dois ETFs que replicam o índice S&P 500 e reúnem as 500 maiores empresas da bolsa americana. Em alguns pontos, os fundos são bem parecidos, mas ao mesmo tempo existem diferenças essenciais.

A começar pela equipe de administração e gestão. A administração e gestão do SPXI11 é realizada pelo Itaú Unibanco. Enquanto que a administração e gestão do IVVB11 é realizada pela BlackRock, uma gestora americana.

Outra diferença entre os fundos é a estratégia usada para acompanhar o benchmark. A SPXI11 consegue replicar os números a partir do ETF Vanguard S&P 500 (VOO), já o IVVB11 usa o iShares Core S&P 500 ETF (IVV).

Passo a passo de como investir em IVVB11

Investir no IVVB11 é muito fácil, independentemente se você já tem experiência aplicando na Bolsa de Valores, ou se ainda é iniciante.

Preparamos um passo a passo de como realizar seus investimentos neste fundo de índice. Acompanhe!

👉 Leia também: Bolsa de valores para iniciantes: como começar a investir?

Conheça seu perfil de investidor

A primeira coisa que você precisa fazer antes de investir no IVVB11 é conhecer o seu perfil de investidor.

Existem três tipos de investidores.

  • Investidor Conservador: aquele que foca na segurança do patrimônio, expõe-se pouco aos riscos das aplicações em renda variável;
  • Investidor Moderado: se expõe e aceita correr riscos moderados em suas aplicações e investimentos;
  • Investidor Agressivo: busca as oportunidades onde pode ganhar mais dinheiro e valorizar rapidamente seu capital, assume correr altos riscos

🔵 A melhor forma de encontrar o seu perfil de investidor é realizar o seu teste de suitability.

Abra uma conta na corretora

É muito provável que você já possua conta aberta em uma corretora de valores. Mas, se você é um iniciante na bolsa de valores, saiba que é indispensável ter uma conta para fazer seus investimentos. Seja em ações, FIIs e, é claro, ETFs como o fundo IVVB11.

Então, caso você ainda não tenha sua conta, ou esteja pagando taxas em suas operações, venha para a Clear! Aqui, você encontra taxa de corretagem ZERO para fazer seus investimentos.

👉 Clique aqui e abra sua conta na Clear

Compre o IVVB11 no Home Broker

Após ter sua conta aberta na corretora  e dinheiro depositado para realizar suas operações, chegou a hora de comprar o IVVB11 no Home Broker.

Dependendo da corretora na qual você investe, tudo que você precisa fazer é buscar entre os ETFs o código IVVB11.

Se você está operando como um trader, é importante definir a quantidade de cotas que você deseja comprar. Depois de selecionar a quantidade de cotas do IVVB11, basta concluir a operação realizando a ordem de compra e aguardar a confirmação da mesma.

Vale a pena investir no IVVB11?

Existem diversos motivos que valem a pena investir no IVVB11.

O primeiro deles é o de poder investir em ações das melhores empresas listadas na Bolsa de Valores americana. E o melhor, sem a necessidade de ter que sair do país e sem precisar abrir conta em uma corretora no exterior.

Você também consegue dolarizar parte do seu patrimônio ao investir neste ETF. E assim, ganhar tanto na valorização da cota do índice, quanto na valorização do dólar frente ao real — o que automaticamente também protege o seu dinheiro da perda de poder de compra em momentos de desvalorização do real.

Como fazer day trade com IVVB11?

O processo para fazer operações de Day Trade com um ETF é exatamente igual ao que é feito com as ações na bolsa de valores.

Você compra ou vende um ativo especulando uma possível valorização ou desvalorização do papel, para depois realizar o processo inverso ou realizar lucros. E assim, ganhar com a oscilação do preço da ação ou, neste caso, do fundo IVVB.

Para potencializar suas estratégias, você pode contar com a AIA, Assistente de Inteligência Artificial para traders, da Clear Corretora. Trata-se de uma ferramenta que oferece dicas personalizadas e analisa suas operações durante o pregão da bolsa identificando potenciais comportamentos que podem prejudicar suas operações.

Agora que você aprendeu tudo sobre o IVVB11, se ele está alinhado com seu perfil de investidor, aproveite para investir nas principais ações da bolsa de valores americana e diversificar o seu portfólio de investimentos.

Bora pra cima! 🚀