O Payroll é um importante indicador econômico dos Estados Unidos que, mesmo não refletindo a realidade brasileira, pode gerar boas oportunidades de negociação aos traders profissionais, influenciando nos seus investimentos.
Além disso, entender o que é o payroll pode ser útil na tomada de decisão em operações de day trade, onde a compra e venda de ações são de curto prazo, ocorrendo no mesmo dia ou em minutos.
Neste conteúdo, trazemos um guia prático para ajudar você a entender quais estratégias adotar para melhorar seus resultados na bolsa de valores e bolsas mundiais a partir dos dados do relatório de payroll.
Acompanhe a leitura!
O que é Payroll?
O Payroll, ou folha de pagamento, também é chamado de Nonfarm Payroll e traz dados a respeito do número de empregos nos EUA. Esse é um indicador mensal de desempenho da economia, que demonstra a variação nos postos de trabalho, apontando para o seu aumento ou redução no período analisado.
Apesar de abrangente, o Payroll não considera os empregos de atividades agrícolas (por isso “nonfarm” no nome), profissionais autônomos, militares e algumas funções públicas.
Ainda assim, representa 80% de todos os postos de trabalho da economia norte americana, o que sugere a sua grande importância.
Ele é divulgado sempre na primeira sexta-feira de cada mês, exceto na ocorrência de feriado ou de algum evento específico.
Importância do Payroll no mercado financeiro
Como comentamos, o Payroll divulga ao mercado a situação do número de empregos formais na economia mais importante do planeta. O aumento nesse índice significa que as empresas privadas dos EUA estão contratando e, portanto, demonstram força.
O contrário também se aplica, logo caso haja crescimento nas demissões, o cenário sugere fragilidade das companhias.
Nesse contexto, é interessante observar que essa variação no payroll impacta diretamente na taxa de juros básica da economia norte americana. Por tabela, há repercussões nos juros e na economia como um todo, e de outros países também.
Isso vale sobretudo para aqueles que têm forte relação comercial com os EUA, como é o caso do Brasil.
Como funciona o Payroll?
A divulgação do Payroll cabe ao Bureau of Labor Statistics, uma espécie de departamento de estatísticas trabalhistas dos Estados Unidos. No Brasil, os dados oficiais são divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Seus números, como já destacamos, funcionam como um termômetro da economia do país. Caso sua divulgação se dê acima da expectativa, os sinais são de que a economia está bem, pois a geração de empregos cresceu.
Da mesma forma, se o contrário ocorrer, isso pode significar um aumento do trabalho informal, a redução de salários e (lógico) aumento do desemprego.
Então, o sistema Payroll não se limita ao campo trabalhista. Afinal, são os seus resultados podem influenciar a taxa de juros no país, além de outras decisões de política monetária.
Portanto, é justamente por isso que o relatório atrai a atenção de economistas, traders e investidores, incluindo aqueles fora dos EUA.
O que acontece no dia do Payroll?
A Bureau of Labor Statistics é uma agência governamental responsável pelos dados estatísticos do mercado empregatício do país. Normalmente, ocorre uma volatilidade acima do normal nos dias da divulgação dos números.
No entanto, o mercado tende a absorver essas informações e não demora muito para que haja retorno aos movimentos mais comuns.
Assim, a divulgação se mostra como uma boa oportunidade para os operadores de curto prazo, os traders.
Eles veem nessa volatilidade momentânea a possibilidade de obter bons retornos em um pequeno espaço de tempo. Já os investidores de médio e longo prazo costumam se concentrar nos dados fundamentais, como o desempenho setorial por exemplo.
Quando o Payroll é divulgado?
A divulgação do Payroll se dá sempre na primeira sexta-feira de cada mês, por volta do horário das 8h30 de Washington D.C, capital dos Estados Unidos. Há exceções que ocorrem apenas em dias de feriado e na ocorrência de algum evento especial.
Dicas de como analisar o relatório de Payroll
Operar em dias de Payroll pode exigir mais habilidade do trader e investidor. Logo, a dica para traders iniciantes é buscar observar o movimento mês a mês até para formar a segurança necessária para operar.
Também é válido começar com posições pequenas, como se fosse uma experimentação. O motivo para isso é que o mercado costuma ter movimentos bruscos em dia de Payroll.
Ainda, para iniciantes, pode ser difícil acompanhar, então os traders mais experientes costumam explorar melhor esse cenário.
Se você já tem seu histórico na bolsa de valores, a dica é aproveitar ao máximo a volatilidade e sempre operar realizando um bom gerenciamento de risco.
Principais indicadores
Juntamente ao Payroll, são divulgados também indicadores auxiliares que mostraram dados importantes que vão auxiliar na análise dos números da economia americana.
Ganho médio por hora trabalhada
Este indicador mostra a variação no salário médio pago ao trabalhador norte-americano. Por lá, costuma-se indicar o ganho percebido pela mão de obra em relação ao que se ganha em uma hora. Trata-se do ganho médio por hora trabalhada.
Analisar esse indicador ajuda a entender o andamento do poder de compra do cidadão americano, que reflete diretamente na inflação. Além disso, proporciona projeções acerca do mercado de consumo e da renda pessoal dos americanos.
Balança comercial
Este dado financeiro reflete a diferença entre o volume total de exportações e importações nos EUA. Por meio dele, pode-se perceber se há expansão da economia ou aumento da demanda interna.
A expansão pode ser identificada se a balança comercial se mostrar positiva, pois aponta para exportações maiores. Já se houve maior importação, é presumido que o mercado interno teve uma alta demanda
Nesse caso, foi necessário trazer produtos e serviços de fora do país para um completo atendimento à população.
Taxa de desemprego
Essa taxa indica os trabalhadores em idade ativa, desempregados e que procuraram emprego nos últimos 30 dias.
Quando o número divulgado é superior ao esperado, entende-se que a economia passa por algum tipo de dificuldade. O impacto sobre a moeda logicamente é negativo, causando sua desvalorização.
Setores com melhor desempenho
Um indicador muito importante no conjunto do Payroll é o que mostra a atividade setorial da economia.
Esse indicador é especialmente relevante para os investimentos de capital. O motivo se deve ao fato de permitir a realização de projeções sobre quais setores poderão ter melhor desempenho em um futuro
próximo.
Investidores de médio e longo prazo podem utilizar esse indicador em análises fundamentalistas.
Ao estudar os setores que mais geraram empregos, ótimas opções de investimentos podem ser reveladas.
Como operar em dia de Payroll?
O mercado mais visado em dia de Payroll é o mercado futuro, especificamente as operações envolvendo contratos de dólar.
Isso ocorre pela forte correlação da moeda americana aos resultados do mercado de trabalho.
Como as taxas de juros são influenciadas pela criação de empregos ou aumento da taxa de desempregados, a moeda americana varia com mais intensidade.
E esse movimento é refletido no valor dos contratos futuros de dólar. Em termos de estratégias, vamos falar agora sobre as mais comuns a executar em dias de Payroll.
Operando rompimentos
Uma boa forma de operar em dias de Payroll é acompanhando possíveis rompimentos.
Eles podem acontecer em suporte e resistências já conhecidas ou em zonas de congestionamento formadas durante a própria divulgação do indicador.
A ocorrência de rompimentos costuma levar a fortes movimentos, pois é comum existirem muitos stops próximos aos suporte e resistências.
Bons ganhos podem ser proporcionados a quem opera esta estratégia. As operações devem vir sempre acompanhadas de um bom manejo de risco, pois, caso o movimento ocorra em sentido contrário, haverá proteção.
Operando tendências
Outra possibilidade de operação está no acompanhamento de tendências. Caso alguma seja detectada, vale a pena “navegar a onda” e aproveitar para obter ganhos.
As tendências costumam aparecer com mais frequência em gráficos mais rápidos, como os de 1 minuto.
Mas lembre-se: quanto mais rápido for a escala gráfica, mais experiência é requerida. Operar em tempos gráficos curtos requer muita habilidade, principalmente quando ocorre um movimento contrário.
Operando retornos à média móvel
Médias móveis costumam fazer parte do conjunto de indicadores de todos os traders. Aproveitando-se disso, é possível operar prevendo que o preço fará retorno a esse indicador.
Funciona assim: é como se o preço estivesse ligado à média móvel por um elástico, e sempre que ele se afasta muito, a tendência é que haja retorno.
Sabendo disso, o trader pode aguardar o melhor momento e operar baseado nesse regresso.
Se o preço está muito alto e afastado da média móvel na parte de cima, podem haver boas oportunidades de operações vendidas. O mesmo vale quando o preço está muito baixo e distante da média móvel pela parte inferior, ocorrendo oportunidades de operações compradas.
Quer mais dicas para operar no Payroll? Assista ao vídeo abaixo:
Histórico de dados do Payroll
Os dados de divulgações passadas podem ser consultados em bancos de dados disponíveis na internet. Esse é o caso do site TradingEconomics, que reúne informações desde o ano de 1939.
Uma boa dica para traders é assistir a um “replay de mercado” para saber como foi a reação a uma determinada divulgação.
Você pode baixar os números passados e analisar como se deu a movimentação. Atente-se também para a relação entre a expectativa de divulgação e o número oficialmente divulgado.
A partir daí, veja como o mercado se comportou e anote os resultados. Isso pode ser bastante útil para ganhar experiência antes de atuar com operações reais.
Como acompanhar o Payroll?
Existem diversas maneiras de acompanhar a divulgação do indicador econômico em tempo real. Uma delas é por meio de plataformas de operação.
Você pode atentar para o horário de divulgação enquanto realiza as operações que deseja logado em sua plataforma. Conheça algumas delas:
A Clear tem as melhores plataformas para traders!
Além disso, acompanhar traders mais experientes é também uma boa opção para quem está iniciando no mercado. No nosso canal do Youtube, você pode conferir diferentes vídeos e transmissões de conteúdo sobre o universo do trading, payrolls, minicontratos e muito mais!
Vale a pena operar no Payroll?
As negociações em dias de Payroll atendem principalmente a traders cuja janela temporal é curta. Geralmente, as operações relacionadas à divulgação desse indicador estão concentradas no mercado futuro, principalmente em contratos de dólar.
Este é um mercado que possibilita tanto as operações compradas como as operações vendidas. Quando se somam esses dois fatores, janela de tempo rápida e possibilidade de operar “nas duas pontas”, percebe-se que as operações no Payroll sempre ocorrerão.
Para o trader de curto prazo, o interessante é a possibilidade de lucro rápido. No entanto, lembre-se sempre que em dia de divulgação do payroll, a volatilidade é certa, ainda mais em períodos conturbados.
Portanto, prepare seu controle emocional e uma boa estratégias nas suas operações de day trade para alcançar seus objetivos.