Você montou uma reserva financeira e quer começar a investir suas economias para multiplicá-la? Então, antes de começar a investir, é preciso entender quais são os melhores tipos de investimentos para iniciantes de acordo com o seu perfil.
E como fazer isso?
Bem, se você, investidor iniciante ou investidora iniciante, tem se deparado com essa questão, vai se identificar com esse conteúdo.
Em primeiro lugar, é importante dizer que dá pra aprender sobre investimentos financeiros para iniciantes em praticamente todos os lugares e momentos: assistir a filmes sobre o mercado financeiro ou ler livros para traders, por exemplo, são atividades de lazer que podem ser totalmente didáticas.
Além disso, é sempre bom treinar o autoconhecimento, ir atrás de informações atualizadas sobre o mercado e, principalmente, escolher uma corretora com a qual você possa contar nos momentos de dúvida ou insegurança.
Esses são os primeiros passos para um aprendizado mais completo sobre como funciona o mercado financeiro —e, com certeza, irão impulsionar a forma com que você pode ganhar dinheiro em casa, mesmo se tratando de investimentos para iniciantes.
Bora lá? 👇
Como os investimentos funcionam?
Não há uma regra capaz de definir, de maneira geral, como os investimentos funcionam. O que podemos dizer é que investimentos são a aplicação de algum dinheiro ou bem sob a perspectiva de que haverá um retorno futuro positivo.
Existem vários tipos de investimentos para iniciantes, e você pode começar a investir com uma pequena soma de dinheiro. Investir na Bolsa de Valores, por exemplo, envolve a compra e venda de ações, que são produtos típicos da renda variável.
Mas, se você prefere produtos mais seguros e, portanto, mais conservadores, com riscos menores e uma rentabilidade possivelmente maior, a sua onda pode ser investimentos para iniciantes em renda fixa.
De qualquer modo, sempre recomendamos manter a sua carteira de investimentos diversificada, para não ficar dependendo muito dos “extremos” do mercado.
Tipos de investimento
A gente sabe que pode ser um pouco assustador esbarrar em tantos tipos de investimentos, pois, realmente, o mercado financeiro oferece uma gama enorme de opções.
Aqui, trouxemos uma divisão em dois grandes grupos de investimentos para iniciante: os de renda fixa e os de renda variável. Conheça mais sobre eles abaixo:
Renda Fixa
Investir em renda fixa, seja na realização de investimentos financeiros para iniciantes ou de pessoas investidoras que já estão acostumadas com o mercado, significa poder contar com uma rentabilidade mais previsível.
Ou seja, no momento da aplicação, já dá pra saber quanto o seu dinheiro vai render —o que tende a gerar uma sensação de segurança em quem investe.
Os tipos de investimentos em renda fixa mais comuns são os seguintes:
- Poupança (o mais pop, porém, menos competitivo da categoria de renda fixa);
- CDB;
- Tesouro direto;
- LCI e LCA;
- Letra de câmbio;
- CRI/CRA.
Quando você investe em um fundo de renda fixa, fica sabendo, logo na na hora da aplicação, qual é seu prazo de vencimento.
É como se você estivesse emprestando dinheiro para uma instituição financeira ou para o governo, e estivesse sendo remunerado por isso.
E, embora estes tipos de investimentos sejam conhecidos por se tratarem de renda fixa, não significa que todos tenham o mesmo rendimento, pois isso vai variar de aplicação para aplicação.
Especialmente para um investidor iniciante ou para uma investidora iniciante, é importante ter em mente que a referência da renda fixa é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que fica ali pertinho da taxa básica de juros.
Geralmente, o que se espera de uma aplicação de renda fixa é que ela traga um rendimento de ao menos 100% do CDI.
Investindo em Tesouro Direto na Clear
O Tesouro Direto é um dos investimentos para iniciantes de renda fixa que mais atraem quem está começando a investir agora, e está disponível na Clear. Ele pode ser resgatado a qualquer momento, já que sua liquidez é diária.
Este é um título público, e quando você investe nele significa que está emprestando dinheiro para o governo. Para entender se esse é um dos tipos de investimentos que combina com o seu perfil, você pode acessar nosso canal do Youtube e encontrar vídeos sobre:
- Ciclo de educação através da playlist EducaClear;
- Dicas a respeito do que deve ser considerado antes de operar;
- Como agir quando o Day Trade apresenta baixa volatilidade;
- A série #BolsaporElas
E muitos outros. Além disso, dá pra conferir os posts que estão rolando aqui no blog da Clear, como:
- Como investir em ações com pouco dinheiro;
- Passo a passo para começar a comprar ações;
- Bolsa de Valores para iniciantes;
- Como investir em Tesouro Direito.
Renda Variável
Ao contrário dos investimentos de renda fixa, as aplicações de renda variável não garantem uma rentabilidade tão previsível assim.
Pra quem está buscando por investimentos para iniciantes de alto risco, essa é a categoria de investimentos mais adquirida.
Na verdade, acontece justamente o contrário: não há garantias de ganho e pode não haver a devolução de tudo o que foi aplicado. Em contrapartida, a variação pode ser bem positiva. E existe o risco, ainda, de que o seu ativo valha menos do que valia no momento da compra.
Os principais investimentos de renda variável são:
- Ações;
- Fundos de ações;
- Fundos multimercados;
- Fundos imobiliários;
- Ouro;
- Câmbio;
- Derivativos (os famosos contratos que dependem de um outro ativo físico, como ouro ou café, por exemplo, ou financeiro, como o índice da Bolsa de Valores ou uma taxa de juros).
A valorização ou desvalorização de um produto de renda variável depende de uma série de fatores, como a economia do país, a taxa de juros, a inflação, o preço do câmbio, o ânimo do mercado, o ambiente político e até mesmo do desempenho da ação de uma empresa na Bolsa.
Você sabia que a Clear é especialista em Renda Variável?
A Clear foi a primeira corretora do Brasil a oferecer corretagem zero em todos os produtos, tornando suas aplicações mais competitivas frente ao mercado, seja no caso de investimentos para iniciantes ou no caso de pessoas que conhecem mais o cenário.
Nosso home broker, por exemplo, tem uma interface clean e descomplicada, para você começar a investir em ações com mais facilidade e opções de escolha.
Além disso, somos especialistas em renda variável. Isso quer dizer que você pode operar com agilidade e alcançar os melhores resultados. Oferecemos as mais diversas opções de aplicações em renda variável, como ações, ETFs, day trade, swing trade, minicontratos, contratos cheios, estratégia de opções, fundos imobiliários e operações a termo.
Na Clear você conta com corretagem zero nos melhores produtos do mercado. Abra a sua conta e comece hoje mesmo a cuidar do seu futuro.
Investidor iniciante, qual é o seu perfil?
Primeira coisa a ser respondida: no seu planejamento de investimentos para iniciantes, qual foi o valor que você separou e por quanto tempo pretende mantê-lo aplicado?
É bom considerar se esse dinheiro vai funcionar como um fundo de reserva de emergência, ou se será destinado para a aquisição de um bem, como um automóvel ou um imóvel, ou, então, se tratam-se de economias que você faz para o futuro.
Tente pensar também se você é uma pessoa que topa correr riscos, diante da chance de alcançar rentabilidades maiores, ou prefere garantir um rendimento mínimo, porém sem muitas altas.
O fato é que toda pessoa investidora tem que ter uma ideia sobre qual é o seu perfil de risco. A partir daí, é mais fácil escolher as melhores opções que o mercado oferece, especialmente se você estiver procurando por investimentos para iniciantes.
O padrão é que as instituições financeiras tracem o seu perfil antes de oferecer algum dos tipos de investimentos a você.
Dessa forma, o risco de elas oferecerem algo incompatível é menor.
Conheça um pouco sobre os tipos de perfis de investidores na sequência.
Perfil conservador
Este perfil não opta por ativos que tenham alta volatilidade no mercado.
A prioridade é a segurança das aplicações, mesmo que isso signifique uma rentabilidade mais modesta. A maior parte de seus investimentos se concentram em produtos de baixo risco, como Tesouro Direto, CDB e fundos de renda fixa.
Geralmente, é uma opção procurada por quem quer aplicar em investimentos para iniciantes.
Perfil moderado
Pessoas com esse perfil não são nem conservadoras, nem agressivas. Ficam ali no meio termo, de modo que sua principal característica é a versatilidade.
Elas querem segurança, mas gostam de tirar o melhor proveito de cada um dos tipos investimentos, apostando, por vezes, em produtos de renda variável, que podem oferecer melhores resultados.
Falando de maneira bem geral, as pessoas investidoras de perfil moderado têm um pouco mais de conhecimento do mercado.
Perfil agressivo
A volatilidade do mercado não incomoda quem tem perfil agressivo, pois essa pessoa costuma entender que as perdas a curto prazo poderão ser revistas a longo prazo.
Ela busca a melhor das rentabilidades, conhece o mercado, acompanha o noticiário econômico e político e assume os riscos da renda variável. No geral, quer um retorno a curto prazo, mas aguenta bem os sustos do mercado.
Comece a investir com a Clear
Deu pra perceber que o mercado oferece os mais variados tipos de investimentos, incluindo investimentos para iniciantes e para pessoas investidoras mais avançadas, né?
O mais importante para quem está começando a investir é encontrar a melhor corretora para iniciantes, que possa oferecer uma orientação completa.
Com a gente, você pode contar! Na Clear, você tem acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado financeiro, que acompanham a jornada da pessoa investidora conforme ela se torna PRO.
Além disso, para ficar por dentro das movimentações na Bolsa de Valores e outros fundos de investimento, é só acompanhar nosso Resumo Semanal, escrito por um de nossos analistas financeiros.
Dê o primeiro passo para conquistar sua liberdade financeira: Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis!